Passo a passo para tirar a primeira habilitação

Ao completar 18 anos, os brasileiros passam a ser responsáveis pelos seus próprios atos. Junto a nova idade vem também a possibilidade de poder tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou como muitos conhecem a carteira de motorista.

O processo de retirada desse documento é concluído em aproximadamente 12 meses e para os iniciantes que não sabem nem por onde começar, segue o passo a passo para facilitar o procedimento e a explicação de possíveis dúvidas.

O que é preciso para tirar a CNH?

Para dar entrada no processo de retirada da carteira de motorista é preciso que o cidadão preencha alguns requisitos como:

Passo a passo para tirar a primeira habilitação

Foto: depositphotos

  • Ser maior de idade, isto é, ter 18 anos ou mais;
  • Saber ler e escrever;
  • Possuir a seguinte documentação: CPF e RG.

Primeiro passo: Procurar o Detran

Com as cópias e os originais do CPF, identidade e comprovante de residência, além de três fotos 3×4, a pessoa que deseja tirar a habilitação deve ir ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da sua cidade ou então procurar a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) a fim de fazer o cadastro biométrico. Para realizar esse procedimento, é cobrado uma taxa ao cidadão e seu valor vai depender de cada cidade.

Pagamento e exames

Após o pagamento da taxa exigida pela biometria e como consequência, o pedido de entrada para a carteira, o interessado deve marcar os exames físicos e psicológicos nas clínicas indicadas pelo Detran. Essas análises servem para verificar as condições do candidato, como a visão, pressão e eficiência motora. A epilepsia, por exemplo, pode reprovar o aluno antes mesmo das provas.

Início das aulas teóricas e o teste

Se os testes feitos por médicos especialistas forem satisfatórios, o cidadão deve procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC), o que as pessoas conhecem como Auto-escolas. Nessas instituições, o aluno receberá aulas de diversos temas, à exemplo da legislação de trânsito, direção defensiva, meio ambiente, primeiros socorros, cidadania e mecânica básica.

Todas elas devem ter no final do período, 45 horas/aula. Nesse processo também há um custo que deve variar de acordo com a escola escolhida.

Quando finalizar as aulas, o aluno deve comparecer a um teste escrito que será a porta para as aulas práticas. A prova tem entre 30 a 40 questões e o aluno só passa de fase se acertar 70% da avaliação.

Aulas práticas e a prova final

As aulas práticas são dentro de um automóvel ou de um simulador (caso a escola tenha esse equipamento). Para elas, são necessárias 25 aulas, sendo que quatro dessas devem ser, obrigatoriamente, no período noturno e em via pública. Assim que concluir os exercícios, o aluno pode marcar a prova prática.

Caso o aluno reprove não é necessário fazer as aulas novamente, basta remarcar o exame após 15 dias.

Informações complementares

O custo da retirada da habilitação depende muito da região. Porém, além dos exames e dos cursos teóricos, o aluno tem que arcar com uma taxa em torno de R$ 1.300.

Já com relação a validade, quando é provisória dura um ano e pode ser trocada pela definitiva, caso o aluno não tenha cometido nenhuma infração grave no trânsito. Essa, por sua vez, dura mais quatro anos, quanto terá que ser renovada. Depois, o motorista fica renovando a CNH de cinco em cinco anos e quando chega aos 65 anos, o idoso deve refazer o procedimento de três em três anos.

Existem vários tipo de habilitação, veja o que cada uma significa abaixo:

  • A: Moto;
  • B: Carro de passeio;
  • C: Caminhões;
  • D: Ônibus e vans;
  • E: Carros com unidades acopladas (carretas).


Escrito por: Katharyne Bezerra

Categorias: Cartas