Quais os procedimentos para batizar alguém na Igreja Católica?

Batismo é um ritual feito por diversas religiões com o intuito de purificar o fiel em questão. No preceitos do cristianismo, em especial, das igrejas católicas, tal evento configura-se o primeiro sacramento da vida cristã do indivíduo, que deverá seguir as demais etapas, como a Primeira Eucaristia, Crisma e Casamento. Ainda com relação à esta religião, normalmente, os fiéis que recebem a consagração são crianças acompanhadas pelos pais e padrinhos previamente selecionados.

Como trata-se de um sacramento e por isso um evento importante para igreja, para ser realizado é necessário preparação, tanto para os pais, como também no caso dos padrinhos. Em alguns casos, ainda deve haver um processo de preparação por parte das crianças, isso se estas tiverem quando forem passar pelo batismo tenham mais de 7 anos.

Batismo: exigências e preparativos

De acordo com a doutrina católica não se pode negar o direito ao batismo a ninguém, independentemente da vida que os pais da criança levam. Porém, são feitas algumas exigências com relação as pessoas escolhidas para serem padrinhos ou madrinhas do fiel. Isto porque, o indivíduo escolhido para padrinho da criança vai servir de exemplo para a mesma, será também um guiador para o afilhado na ausência dos pais.

Imagem de batismo católico de bebê

Foto: Depositphotos

Portanto, é necessário optar por um indivíduo com idade acima de 16 anos e que tenha, pelo menos, feito a crisma. Caso esteja casado, é preciso que o seu matrimônio seja reconhecido pela igreja católica. Não é permitido a opção de padrinhos que morem com outra pessoa sem serem casados legalmente ou que tenham um relacionamento sério com uma pessoa divorciada. Em resumo, deve ser um religioso que tenha seus princípios de vida estabelecidos na doutrina dita e defendida pela igreja.

As igrejas disponibilizam uma preparação para os responsáveis envolvidos, isto é, os pais e os padrinhos. Trata-se de uma palestra sobre as responsabilidades que serão depositadas neles após o batismo. No caso das crianças, se estas tiverem menos de 7 anos não há necessidade de preparação. Todavia, de 7 a 12 anos, os pequenos fiéis são direcionados à realizar o processo de catequese, o qual irá culminar na primeira comunhão e antes mesmo a do batismo. Da mesma maneira, se o jovem já possui idade para a Crisma, mas ainda não foi batizado, este poderá entrar no curso deste sacramento e realizar ao mesmo tempo os dois sacramentos anteriores.

É preciso marcar com antecedência o processo de batismo, que pode ser feito de forma comunitária ou individualmente. É especialmente importante, que a igreja escolhida para realizar este sacramento seja a da comunidade que a criança já vive.

Documentação para formalizar o batizado

Os documentos exigidos para preparar o batismo são:

  • Certidão de nascimento do indivíduo a ser batizado;
  • Certificado de preparação de pais e padrinhos ofertado pela igreja;
  • Certidão de nascimento ou casamento (se for o caso) dos pais e padrinhos.


Escrito por: Katharyne Bezerra

Categorias: Dicas