Recibo de entrega de documentos

Imagine a cena: você entrega um documento muito importante a alguém e essa pessoa esquece que recebeu. Então quando questionada ela diz que você não entregou. Bem desconfortável, não é mesmo? Para evitar esse tipo de situação foi criado o recibo de entrega documentos, que pode ser usado por pessoas e empresas e comprova a entrega de um ou mais documentos a pessoa que assina o recibo.

Segue abaixo um modelo de recibo de entrega de documentos

RECIBO DE ENTREGA DE DOCUMENTOS

Eu, (nome), brasileiro, (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), Carteira de Trabalho nº (informar), residente e domiciliado à (informar endereço), declaro ter recebido da empresa (nome), pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº (informar), com sede à (informar endereço), os seguintes documentos:

– Documento 01;
– Documento 02;
– Documento 03.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(nome e assinatura do emitente)

*Copie o modelo de seu navegador até um documento de texto, preencha com seus dados e basta imprimir!

O que é um recibo?

Recibo de entrega de documentos

Foto: Reprodução

O recibo é um documento que comprova formalmente que uma pessoa recebeu alguma coisa específica de outra pessoa. Você pode usar o recibo para confirmar que recebeu alguma quantia ou cheque, para declarar que ganhou algum benefício, prestou algum serviço ou recebeu qualquer tipo de documentação. A estrutura básica do recibo não pode ser alterada de forma que o descaracterize, mas são permitidos alguns acréscimos como a solicitação de testemunhas da assinatura e do recebimento. Assim como a maioria dos documentos, o recibo deve ser feito em duas vias, para que cada uma das partes envolvidas fique com uma cópia.

Onde encontrar?

O recibo de entrega de documentos é facilmente encontrado em papelarias e lojas de artigos de escritório. Geralmente os recibos são vendidos em talões, o que facilita a emissão das duas vias. Algumas empresas preferem fazer um recibo próprio, com a intenção de padronizar o documento, onde podem incluir informações que para eles sejam relevantes. Neles geralmente encontramos o timbre da empresa. Mas esse tipo de documento pode ser feito em casa, pois a estrutura dele é bem simples.

Fique de olho nas dicas

  • É importante deixar bem claro no recibo qual o documento, ou documentos, que está sendo entregue.
  • Caso não possua papel timbrado faça um cabeçalho básico com as informações gerais e principais da empresa.
  • Se precisar coloque espaços para o horário do recebimento e para informações da empresa onde o recebedor trabalha.
  • Revise mais de uma vez. Pequenos detalhes como datas, acentuação, grafia correta das palavras e pontuação geralmente passam pelos nossos olhos desatentos na primeira leitura.
  • Não se esqueça de fazer duas cópias do recibo, entregue uma e guarde a outra protocolada.


Escrito por: Wanessa Galvão

Categorias: Recibos