Publicado por Katharyne Bezerra

Toda empresa quer receber resultados positivos, principalmente quando a economia está passando por momentos de crise. Porém, como fazer a máquina funcionar em épocas difíceis assim?

De acordo com o Sebrae, para responder a esta questão, as empresas precisam diminuir os gastos, manter o faturamento e assim conquistar lucros maiores. Mas claro, é necessário reduzir os custos de forma consciente e estrategicamente.

Desta forma, o Sebrae preparou uma cartilha para ajudar as empresas que querem diminuir os custos e aumentar os resultados. Para isso, o presidente do órgão, Guilherme Afif Domingos, explica que o primeiro passo é identificar os gastos para depois eliminá-los de forma consciente. “Desperdícios geram custos e tomam tempo, além de não agregarem valor ao que está sendo produzido, do ponto de vista do cliente. Portanto, devem ser eliminados”, afirma.

Redução de desperdício nas empresas: 7 dicas para alcançar isso

Foto: depositphotos

“Para que os desperdícios sejam efetivamente eliminados ou reduzidos, é preciso identificá-los, mensurá-los, determinar Planos de Ação para sua redução ou eliminação e designar um responsável por implementar o plano. Diminuir gastos parece complicado, mas há como facilitar esse processo”, acrescenta o diretor. Sendo assim, a cartilha do Sebrae, baseada na filosofia de gestão empresarial lean – nascida do Sistema Toyota de Produção -, auxilia na identificação dos desperdícios e melhora o rendimento da empresa. Apesar de ser voltada para a produção de automóveis, as dicas podem ser úteis em outros tipos de negócios.

7 dicas para otimizar os lucros da empresa

1. Elimine defeitos na produção

Produtos com defeitos precisam ser substituídos por outros de qualidade. Além disso, o com problema deverá passar por um processo de retrabalho, gastando mais tempo dos profissionais, mais equipamentos, mais materiais e programação da produção. Por esta razão, o Sebrae indica que você busque padronizar as atividades, definir “os procedimentos para a operação dos equipamentos” e trabalhe para obter “uma melhoria dos processos”.

2. Produza só o necessário, sem exagero

“Planeje a produção conforme a demanda real, não para o estoque”, explica o Sebrae. Neste caso, a superprodução é totalmente dispensável, pois aumenta o desperdício, seja ele de pessoal, tempo ou recursos. Por isso, é necessário criar metas de produção e políticas da empresa baseadas nas vendas reais e assim excluir os grandes estoque de produtos.

3. Mantenha o estoque no menor nível possível

Esta dica tem muito o que acrescentar a anterior, pois neste caso é possível entender o porquê que o estoque deve ser sempre o menor possível. Um estoque com grandes quantidades de produtos empilhados podem acabar se perdendo, seja pela validade, pela falta de qualidade no armazenamento ou por qualquer outra razão. Sendo assim, saiba como planejar as compras, produções e vendas. Lembre-se: “Estoque excessivo significa dinheiro parado!”

4. Evite a espera desnecessária

“O tempo que as pessoas ou os equipamentos ficam desnecessariamente ociosos ou são obrigados a esperar pela próxima ação é considerado desperdício. Essa improdutividade impacta negativamente os custos da empresa e deve ser evitada”, alerta o órgão. Neste sentido, é importante que haja um planejamento de todas as atividades produzidas na empresa.

5. Faça o transporte adequado de insumos

O Sebrae alerta ainda para uma entrega de qualidade e no tempo certo, pontos que agregam valor positivo a empresa que presta tal serviço. Caso contrário há desperdício de transporte, que pode acarretar em danos ao produto e insatisfação no receptor.

6. Organize o ambiente de trabalho

“Mantenha o ambiente de trabalho sempre limpo e organizado, apenas com os materiais e os equipamentos necessários para o processo”, explica a cartilha. Este tipo de atitude facilita e otimiza o trabalho dos profissionais, assim eles não perdem tempo com deslocamentos ou com atividades que não sejam voltadas ao trabalho.

7. Acabe com desperdícios de processamento

“Os procedimentos adicionais devem agregar valor ao que se entregará ao cliente; caso contrário, devem ser dispensados. Entregue mais valor ao cliente, mas sem desperdícios no processamento, ou seja, aqueles resultantes de processos que não agregam valor”, completa.

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