Requerimento para desconto de mensalidade da faculdade

Muitas pessoas fazem uso do requerimento de pedido de desconto na mensalidade da faculdade. O valor das mensalidades dos cursos superiores não é lá muito acessível, e se há a possibilidade de fazer algo para suavizar o peso delas no bolso, por que não aproveitar? No entanto, é preciso que você saiba antecipadamente quais os pré-requisitos para que esse desconto seja dado.

Veja um modelo de requerimento de desconto de mensalidade abaixo

À

(faculdade)

(departamento)

Ref:

Desconto em Mensalidade

Eu, (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), matriculado nesta instituição sobre o nº (informar), venho respeitosamente à presença de Vossa Senhoria, em razão do fato de se encontrar (narrar a situação que lhe possibilita a obtenção do desconto), requerer lhe seja concedido desconto em sua mensalidade do curso (indicar).

Termos em que,

Pede deferimento.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).
(assinatura)

(nome)

*Copie o modelo de requerimento do seu navegador até um documento de texto, preencha com seus dados e basta imprimir!

Como fazer uma carta de requerimento

Fazer um requerimento significa fazer uma solicitação, um pedido. Essa palavra é derivada do verbo requerer, que possui o mesmo sentido. Algumas pessoas enviam requerimentos para prefeitos e governadores, pedindo melhorias nas cidades, outras fazem requerimentos solicitando ajuda em uma ação. Uma vez que o requerimento pode ser dirigido a qualquer tipo de instituição, desde uma ONG até uma faculdade, e é muito utilizado por ser uma maneira formal de fazer um pedido. E, exatamente por ser formal, precisamos utilizar o padrão do modelo e redigi-lo usando a norma culta da língua portuguesa.

Requerimento para desconto de mensalidade da faculdade

Foto: Reprodução

No caso de um requerimento de desconto de mensalidade você deve buscar conhecer em quais situações o desconto é possível. Cada faculdade possui regras específicas para conceder o benefício, e não adianta solicitar algo demonstrando pouco conhecimento de caso, isso pode acabar te prejudicando.

Na hora de redigir o requerimento de desconto de mensalidade leve em conta essas dicas:

  • Tenha em mente que você será avaliado pelo seu requerimento, portanto preste atenção até na concordância das orações e só envie quando você tiver a certeza de que fez um bom texto
  • Explique qual condição da instituição te deixa apto para obter um desconto na mensalidade.
  • Revise mais de uma vez. Pequenos detalhes como datas, acentuação, grafia correta das palavras e pontuação geralmente passam pelos nossos olhos desatentos na primeira leitura.
  • Convença. Argumente adequadamente com o seu interlocutor e mostre porque você merece obter o desconto, mas não parta para o lado emocional, porque passa a imagem de chantagem.
  • Se você for enviar o requerimento por e-mail crie uma assinatura eletrônica para colocar no documento. Se for entregar em mãos, imprima duas cópias, entregue uma e peça para alguém assinar na sua via confirmando o recebimento. Lembre-se de usar papel timbrado.
  • Evites expressões arcaicas como “defronte” e “muito respeitosamente”.
  • Traga um pronome de tratamento antes do cargo do destinatário, você pode usar V.Sª. Lembre-se que o cargo vem antes do nome da pessoa.