RG: como emitir 2ª via da carteira de identidade

Carteira de Identidade, ou como também é chamado Registro Geral (RG), é um documento primordial para os cidadãos brasileiros natos ou naturalizados. Isso porque trata-se de um documento básico de identificação do indivíduo dentro da sociedade, requisitado para a retirada de outros documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CPTS).

Como é um elemento importante de reconhecimento do cidadão é preciso que este esteja bem conservado, caso encontre-se em más condições de conservação é necessário solicitar a segunda via da carteira.

Outras situações como a perda do documento, roubo, extravio ou furto também devem ser motivos consistentes para que o cidadão providencie um novo. Vale ressaltar que o RG pode ser retirado em qualquer idade, basta o indivíduo procurar um estabelecimento que faça este trabalho.

rg-como-emitir-2a-via-da-carteira-de-identidade

Foto: reprodução/Pis2016

Como retirar a segunda via do RG?

O primeiro passo dado por quem deseja retirar a Carteira de Identidade pela segunda vez é procurar uma delegacia mais próxima e realizar um boletim de ocorrência. Entretanto, esta ação só deve ser feita por quem perdeu ou teve o documento roubado.

Em seguida, deve-se procurar as instituições que realizam este trabalho. Os Estados são responsáveis por providenciar estes serviços para o cidadão, por isso é interessante certificar-se em qual local fica a entidade de sua cidade destinada a este trabalho.

Como é a segunda via do documento é preciso pagar uma taxa. O valor, entretanto, vai depender do Estado onde o documento será retirado. Como já dito, para retirar o RG pela segunda vez, é preciso procurar uma agência responsável por esses documentos. Em algumas situações se faz necessário agendar a emissão, isso porque a demanda em muito grande. Em algumas localidades, a exemplo de São Paulo, o indivíduo pode realizar o agendamento pela internet, através do site Poupa Tempo.

Documentos para retirar o RG pela segunda vez

Caso o cidadão já tenha mais de 18 anos, ao retirar a segunda via da Carteira de Identidade ele só precisará levar duas fotos 3X4 e a certidão de nascimento. Este último pode ser substituído pela certidão de casamento ou de divórcio, se for o caso. Há a opção de colocar o número do Cadastro de Pessoas Físicas no RG, o famoso CPF. Para isso, o indivíduo deve levá-lo na emissão da segunda via do registro.

Porém, se o interessado ainda é menor de idade, além de precisar levar estes documentos já listados ele ainda deve está acompanhado por um responsável. Este, por sua vez, tem que está munido de seu documento de identificação.


Escrito por: Katharyne Bezerra

Categorias: Diversos