Saiba como ter um cartão de crédito

Atualmente é difícil encontrar alguém que pague as compras com dinheiro em espécie, a maioria da população se utiliza de cartão de crédito para estas transações. Isso se deve ao fato de que ficou mais fácil conseguir esse tipo de serviço. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviço (Abecs), os brasileiros gastaram 553 bilhões de reais no cartão, só no ano de 2013. Este valor refere-se a um crescimento de 143%, levando em consideração os últimos cinco anos. Por esses mesmos motivos, o Brasil se torna o nono maior mercado do mundo em operações financeiras realizadas com cartões de crédito.

Ainda segundo informações da Abecs, circulam no Brasil mais de 700 milhões de cartões. Em outras palavras, pode-se dizer que cada cidadão tem, em média, três dispositivos magnéticos dentro da carteira. Este alto número deve-se ao fato de que mais pessoas estão podendo usufruir desta regalia de mercado, as classes C e D, por exemplo, são partes expressivas deste crescimento.

Mesmo assim, em alguns casos, existem certas dificuldades para tirar um cartão de crédito. Levando em consideração as informações de fontes de mercado, 80% dos pedidos feitos pela internet são negados. Se você faz parte desta estatística, ou seja, de pessoas que não obtiveram êxito ao solicitar um cartão, veja as possíveis razões para a esse problema e também como fazer para conseguir este benefício.

Por que o pedido do cartão foi negado?

Imagem de cartão de crédito

Foto: Pixabay

Existem, praticamente, três razões possíveis que podem explicar o fato de você ter tido o pedido do cartão negado. São elas: renda insuficiente, dívidas passadas ou simplesmente azar. Por exemplo, ao preencher os cadastros disponíveis na internet solicitando o cartão de crédito, existe uma questão referente a renda do interessado, quanto maior a renda do solicitante, maior imite ele terá. Todavia, quem requisitar um cartão de crédito de valor superior ao que recebe mensalmente, terá o pedido cancelado.

Outra situação recorrente é o caso de dívidas passadas, se o seu nome encontra-se nos cadastros de devedores como o Serasa e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), a ideia de possuir um cartão de crédito é bem improvável de se concretizar.  O azar pode ser uma explicação para pedidos negados do dispositivo magnético, isso porque pode ser que algum cliente não tenha conseguido pagar as faturas e coincidentemente você tem a renda semelhante a dele. Pressupõe, portanto, que você também não conseguirá.

Formas de conseguir tirar o cartão de crédito

Uma das maneiras de se conseguir o dispositivo magnético é tentando com empresas que você já possui um relacionamento. Por exemplo, caso o solicitante tenha uma conta em determinado banco, seja ela poupança ou corrente, é preferível que este faça o requerimento a esta mesma agência, pois a mesma já o conhece e saberá de suas condições financeiras.

Apesar disso, também há a possibilidade de retirar um cartão de crédito em um banco onde o interessado não possui vínculo. Além disso, mantenha as contas em dia, evitando que seu nome fique sujo.


Escrito por: Katharyne Bezerra

Categorias: Dicas