Saiba o que é e quem deve fazer o recadastramento biométrico

O recadastramento biométrico eleitoral é um processo que está sendo feito em todo País de forma gradativa, conforme regulamentação pelas resoluções nº 23.335/2011 e 23.366/2011 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Importância da biometria nas eleições

O processo biométrico como mecanismo de identificação para o voto é visto, assim como nos demais segmentos os quais o possuem, como uma forma de tornar mais segura a identidade e o direito de cada cidadão brasileiro, neste caso, em relação ao direito de votar e escolher seus representantes públicos. Isso para que se torne ainda mais remota a eventual possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro.

Devem fazer o recadastramento biométrico todos os cidadãos acima dos 16 anos que já possuam título de eleitor e que residam em regiões as quais estejam sendo realizadas o procedimento. Eleitores que se enquadram nesses aspectos e que acabem não realizando o processo, terão o direito de votar suspenso.

Imagem do processo de recadastramento biométrico eleitoral

Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

A nomenclatura ‘biometria’

Do grego bios (vida) e metron (medida), a palavra biometria consiste em um sistema automático de identificação individual de cada pessoa, tendo como base aspectos biológicos, que incluem fisiológicos e anatômicos, além de características comportamentais.

O processo

Para que seja efetuada a identificação individual de cada cidadão, se faz necessário o recolhimento de dados biométricos através de sensores os quais transformam tais informações para o formato digitalizado.

Ao passo que a qualidade do sensor usado na biometria é melhor, mais eficaz será a identificação atingida. No que diz respeito ao recadastramento biométrico eleitoral em curso no País, por meio da Justiça Eleitoral, os dados individuais são captados por um aparelho scanner considerado de alta precisão.

Para acompanhar o andamento da biometria em seu município, consulte a página do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do seu estado/distrito.


Escrito por: André Luiz Melo

Categorias: Dicas