Saiba quais os documentos necessários para fazer um plano de saúde

Com a deficiência cada vez maior dos serviços públicos de saúde no Brasil, torna-se cada vez mais necessário a adesão aos planos de saúde individuais ou coletivos. Para tanto, qualquer pessoa jurídica ou física maior de 18 anos – menor acompanhada por um responsável – pode efetuar a contratação do serviço.

Planos individuais

Em geral, para aderir a uma operadora de saúde a documentação necessária corresponde a CPF, RG e comprovante de residência. Além disso, a pessoa a ser coberta pelo plano também deve passar por um atendimento clínico a ser realizado por um profissional de saúde da própria operadora a ser contratada.

Saiba quais os documentos necessários para fazer um plano de saúde

Foto: Arquivo/ Agência Brasil

Planos familiares

Nos planos na modalidade familiar, faz-se necessário apresentar a documentação de todos os integrantes da família que venham a ser beneficiados com o serviço. Além disso, é importante apresentar documento que comprove o parentesco do titular do plano com os demais segurados da família.

Planos empresariais

Já os planos empresariais podem ser adquiridos por sócios de empresas, funcionários registrados formalmente em carteira de trabalho, estagiários com contratos formais, cônjuge e filhos com até 29 anos de idade.

A documentação exigida nesses casos são as cópias do contrato social (caso exista), CNPJ, comprovante do recolhimento do FGTS, declaração de saúde e os demais documentos exigidos nas outras modalidades (RG, CPF e comprovante de residência) de todos os que venha a ser incluídos no plano.


Escrito por: André Luiz Melo

Categorias: Dicas