Publicado por Katharyne Bezerra

Contratar um seguro tornou-se uma medida indispensável para as pessoas que compram um carro ou uma moto, tendo em vista as facilidades e garantias concedidas neste acordo. Independentemente se o automóvel é novo ou usado, contratar uma seguradora evita maiores dores de cabeça quando ocorrer algum problema com o veículo, possibilitando ao proprietário menores preocupações.

Para contratar um seguro, é preciso levar em consideração alguns aspectos antes de definir o preço que cada seguradora oferta. Além dos pacotes de cobertura que as empresas especialistas nestas áreas possuem, há também outras características que influenciam o preço final do seguro, como região de circulação, o estado de conservação, o perfil do cliente e, claro, o ano do veículo.

Desta forma, as pessoas podem se questionar: qual o seguro mais barato, o de automóveis novos ou usados? Para as seguradoras Smartia e Meu Porto Seguro, o valor deste tipo de serviço é totalmente variável, até mesmo quando o assunto é o ano do carro ou da moto.

Seguro para carro ou moto usados: quanto custa e, realmente, vale a pena?

Foto: depositphotos

O valor do seguro de veículo novo

Como o seguro pode acobertar roubos, reposição de peças, consertos etc., este serviço pode ter preços variáveis, principalmente quando o automóvel é novo. Por exemplo, de acordo com o Meu Porto Seguro, quando um veículo acaba de sair da concessionária, ele pode ter um seguro mais caro levando em consideração o seu lançamento. Para a Smartia, esse valor pode cair pela mesma razão, pois o carro ao ser utilizado acaba sendo desvalorizado em até 20% do seu preço total.

Porém, ainda segundo informações das duas seguradoras, a moto ou o carro novo podem ter os seus seguros menores pois as chances deles quebrarem são menores, uma vez que acabaram de ser inaugurados. Além disso, outro fator que pode contribuir para o menor valor neste serviço é que as peças de tais veículos são mais fáceis e baratas de serem encontradas.

Seguro de veículo usado: quanto é e como é cobrado?

“Quanto mais o carro é desvalorizado, com o passar dos anos de fabricação, mais caro fica o seguro em relação ao valor do carro”, é o que diz a Smartia sobre o seguro de carros antigos. E de forma semelhante pensa o Meu Porto Seguro com relação a este mesmo tipo de serviço.

“Para carros que, mesmo fabricados há muitos anos, possuem valor de venda mais elevado ou peças que são mais caras ou mais difíceis de serem encontradas, o valor do prêmio será mais alto se comparado com o valor pago para carros novos”, explicam no site oficial da empresa.

Contudo, existem alguns exemplares que não possuem muitas alterações ao longo dos anos e por esta razão não há uma grande diferença nas peças das novas atualizações. Por isso, os valores do seguro podem não ser tão caros se comparados com os de automóveis novos. A dica dos especialistas no geral, é trocar de carro ou moto a cada três anos.

Veja mais!