Termo de retirada de chaves para visitação de imóvel

Antes de adquirir um imóvel é muito importante dar uma olhada caprichada nele, observando com calma todos os detalhes, a fim de evitar uma compra/locação equivocada. Geralmente as chaves dos imóveis disponíveis para locação e venda ficam sob a responsabilidade de imobiliárias que ficam a cargo das negociações, quando não permanecem com o atual dono do imóvel. E você pode pegá-las para realizar uma visita após assinar o termo de retirada de chaves para visitação de imóvel, cujo modelo simplificado se confere abaixo:

Modelo pronto

TERMO DE RETIRADA DE CHAVES

Eu, (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), residente e domiciliado à (endereço), declaro ter retirado da Imobiliária (nome da imobiliária), às (horário), do dia (data), as chaves do imóvel situado a (endereço do imóvel), de propriedade do Sr. (nome do proprietário), para simples visita, devendo entregá-las no prazo máximo de 02 (duas) horas.

Declaro ainda que ao deixar o imóvel cuidarei de fechar todas as portas, janelas, vidros, portões, etc, para a total segurança deste, pois, em caso contrário, me responsabilizo por qualquer dano causado ao mesmo.

Por ser verdade, firmo o presente termo.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome do declarante)

*Copie o modelo de seu navegador até um documento de texto, preencha com seus dados e basta imprimir!

Saiba mais sobre este termo

Termo de retirada de chaves para visitação de imóvel

Foto: Reprodução

Futuros compradores ou locatários que tenham a intenção de visitar um imóvel podem fazer a retirada das chaves junto ao responsável por elas depois que assinarem o documento, que é uma garantia para os responsáveis pela casa de que qualquer dano causado durante a visitação terá seus custos arcados pelo próprio visitante.

Esse modelo que você dispõe agora é totalmente adaptável, e você pode modificá-lo para adequá-lo a sua necessidade, desde que não seja perdida a essência do documento. Além das obrigações que já constam nele você pode acrescentar outras, pode estender o tempo de devolução das chaves, pode solicitar o número de RG e cópia de alguma documentação para ser anexada ao documento. Algumas imobiliárias só liberam as chaves com a entrega de um documento original, que fica retido até a devolução, em outras a visitação só é permitida com o acompanhamento de alguém da empresa, nesses casos deve-se agendar antecipadamente a visita.

A estrutura do documento

A estrutura de um termo de retirada de chaves para visitação de imóvel é simples: nome do documento, dados do visitante, obrigações dele na visitação e na devolução das chaves e data, hora e local de assinatura.  Lembre-se de imprimir o documento em papel timbrado. Caso não possua faça um cabeçalho básico com as informações gerais e principais da empresa. É importante também reler o termo antes de imprimi-lo.  Observe se foram cometidos pequenos erros como falta ou troca de letras, informações antigas, data errada e falta de pontuação e acentuação.