Variação da poupança do Banco do Brasil

Se você é uma daquelas pessoas que usam a poupança como investimento ou para acumular economias, é bom prestar atenção a variações que elas podem ter, sobretudo se você for um correntista do Banco do Brasil. Essa variação pode indicar o tipo de local ao qual você está direcionando os seus investimentos.

Para que fique mais claro, a variação da poupança do Banco do Brasil não tem ligação com o rendimento mensal. Este porém, é baseado na Taxa Referencial (TR) + 0,5% ao mês quando a Selic for superior a 8,5% e na Taxa Referencial (TR) + 70% da Selic quando a taxa for inferior a 8,5%. A fórmula vale para a Poupança Ouro e Poupex.

Conhecendo mais sobre os tipos de poupança

Antes de seguir em frente com a explicação sobre a variação da poupança, antes, é imprescindível que você saiba diferenciar as duas modalidades de poupança do Banco do Brasil: Poupança Ouro e Poupex. O que distingue as duas modalidades é a forma com que os recursos captados por elas são aplicados.

Variação da poupança do Banco do Brasil

Foto: depositphotos

No caso da Poupança Ouro, o dinheiro depositado pelos correntistas é utilizado pelo próprio Banco do Brasil para garantir financiamentos imobiliários e crédito rural. Já na Poupex, os recursos são administrados pela Associação de Poupança e Empréstimo (Poupex) para concessão de financiamento de imóveis.

Esses dois tipos de poupança são criados automaticamente, mediante abertura de conta corrente pelo cliente. Para habilitar alguma delas é preciso fazer uma aplicação usando os caixas eletrônicos ou internet banking, com a utilização de um código numérico correspondente: Poupança Ouro (51) ou Poupex (96).

Variação da poupança do Banco do Brasil

A variação da poupança é dada pelo número que indica qual o tipo de poupança está sendo usada pelo correntista. Um mesmo cliente pode usar duas modalidades da poupança. Por isso, é importante conhecer a variação antes de solicitar qualquer tipo de transação.

Veja quais os diferentes códigos de variação para as modalidades de poupança oferecidas pelo Banco do Brasil: Poupança Ouro (01), Nova Poupança Ouro (51), Poupança Ouro Salário (02), Nova Poupança Ouro Salário (52), Poupança Poupex (91), Nova Poupança Poupex (96), Poupança Poupex Salário (92), Nova Poupança Poupex Salário (97), Poupança Ouro Postal (59) e Nova Poupança Ouro Postal (61).

A título de esclarecimento, as indicações de “nova poupança” se referem às cadernetas criadas depois que o Banco do Brasil alterou os códigos de variação. Assim, se você tem uma poupança antiga, os depósitos são feitos com a variação anterior.