Publicado por Pollyana Batista

O especialista em gestão empresarial Deivison Alves Elias, da Zipline, uma empresa com mais de 10 mil clientes na área, revelou quais são as seis perguntas e respostas mais importantes na hora de gerir uma empresa. “Ter informações reais e saber a exatidão de cada uma delas é fundamental para a saúde da empresa e, principalmente, para a tomada de decisões”, explica Deivison. Confira os questionamentos agora.

6 perguntas e respostas sobre gestão empresarial

1. Um sistema de gestão empresarial deve ser complexo?

Um software se torna cada vez mais útil quando mais pessoas podem e conseguem usá-lo dentro da organização. Se for difícil e burocrático, pode haver resistência por parte dos colaboradores. Antes de tudo deve haver adesão dos colaboradores e compreensão sobre a importância do ERP no dia a dia da empresa”, explica Elias. ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, que em português significa Sistema de Gestão Empresarial.

2. Quais empresas precisam de um sistema de gestão empresarial?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, que em português significa Sistema de Gestão Empresarial

O ERP economiza tempo dos colaboradores e facilita controle de documentos (Foto: depositphotos)

“Toda empresa necessita do auxílio de um sistema de gestão empresarial para ajudar no gerenciamento do negócio. É muito mais fácil fazer o controle das atividades realizadas pela empresa com a automatização proporcionada por um sistema do que fazer esse processo manualmente em uma planilha ou uma agenda, sem contar que a chance de erro é muito menor, além da facilidade de acesso as informações da empresa por mais de uma pessoa”, esclarece o diretor da Zipline.

3. No dia a dia, qual é o benefício prático de um sistema de gestão empresarial?

O especialista responde: “os benefícios que a informatização pode trazer para as empresas são muitos. A automatização dos processos de controle financeiro, de estoque, controle de compras e vendas pode economizar tempo dos colaboradores e fazer com que a empresa possa focar exclusivamente nas atividades do seu negócio, já que um sistema ERP cuida do gerenciamento e documentação das atividades”.

Veja também: Redução de desperdício nas empresas: 7 dicas para alcançar isso

4. Por meio de um sistema de gestão posso sair na frente dos meus concorrentes?

“Com a organização dos processos de controle financeiro, a empresa pode fazer uma mensuração muito mais detalhada dos resultados que estão sendo obtidos, se a empresa teve lucro ou prejuízo em determinado mês, se as vendas aumentaram ou decaíram, quais são os gastos que a empresa teve e onde é possível cortar esses gastos, etc. A mensuração de resultados proporcionada por um sistema de gestão empresarial indica caminhos para a empresa seguir, de forma a otimizar os seus resultados”, diz Deivison Alves Elias.

5. Em resumo, o que minha empresa precisa ter para se tornar mais eficiente?

“Organização, pois uma empresa organizada, com o adendo do sistema ERP tem controle total de tudo o que passa da empresa. Além disso, entra também a inovação. A empresa que continua a se reinventar, toma a liderança quando trata-se de demanda do mercado”, resume o especialista em ERP.

Veja também: Whatsapp: empresas se adaptam a Era tecnológica

6. Como saber qual é o melhor sistema para minha empresa?

“A falta de um sistema de gestão aponta várias falhas, desde um controle de estoque com contagem incorreta, falta de conhecimento das contas a pagar e a falta de conhecimento do fluxo de caixa. A ausência de um sistema ERP cria estas e outras falhas, que geralmente podem ser identificadas através de análise, consultoria ou uma simples reunião do quadro de sócios”, finaliza o diretor da Zipline.

Veja mais!