Publicado por Pollyana Batista

O imposto de renda é feito por pessoas físicas que residem no Brasil que em 2016 recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70. Ou para aquelas pessoas que receberam rendimentos isentos superiores a 40 mil ou realizou operações nas bolsas de valores ou ganho de capital nesse valor.

As pessoas que possuem propriedades no valor de 300 mil também são obrigadas e declarar. De acordo com o site do oficial do Governo Brasileiro, “no caso de imóveis, está obrigado quem optou pela isenção do imposto sobre a renda incidente sobre o ganho que obteve na venda do bem e utilizou o dinheiro para comprar outro imóvel residencial no País, no prazo de 180 dias contados da celebração do contrato de venda”.

Outro perfil de contribuinte é aquele que em uma atividade rural teve receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50.

Saiba mais: Como não perder dinheiro com a declaração do imposto de renda

Restituição do Imposto de Renda

Os valores das restituições do IR são corrigidos pela variação dos juros básicos

Terão prioridade os contribuintes que entregarem a declaração primeiro (Foto: depositphotos)

Todos esses contribuintes têm direito a restituição do imposto de renda, que nada mais é do que uma espécie de troco dos impostos retidos acima do valor de direito da receita. Também têm direito à restituição aquelas pessoas que moram no exterior e que não se beneficiam do emprego dos impostos.

Na hora de receber, existem algumas prioridades, como a idade da pessoa que pagou o imposto e também se a entrega foi feita dentro do prazo. Geralmente, a restituição é creditada automaticamente na conta do contribuinte, se isso não ocorrer, o cidadão deve solicitar no site da Receita Federal quando sair o lote correspondente.

Segundo o site oficial, a restituição do Imposto de Renda em 2017 será feita em sete lotes: “o primeiro será em junho de 2017 e o último em dezembro de 2017. Terão prioridade os contribuintes que entregarem a declaração primeiro e aqueles com idade igual ou superior a 60 anos, os portadores de deficiência, física ou mental e as pessoas portadoras de moléstia grave”.

Como evitar erros comuns cometidos na declaração do imposto de renda (IR)

Vale lembrar ainda que os valores das restituições do Imposto de Renda são corrigidos pela variação dos juros básicos da economia. Atualmente, essa porcentagem chega a 13% ao ano. Veja o calendário de restituições do IR 2017:

1 º lote: 16 de junho de 2017
2 º lote: 17 de julho de 2017
3 º lote: 15 de agosto de 2017
4 º lote: 15 de setembro de 2017
5 º lote: 16 de outubro de 2017
6 º lote: 16 de novembro de 2017
7 º lote: 15 de dezembro de 2017

Veja mais!