Publicado por Tailane Paulino

Você já se perguntou como cancelar telefone fixo? Esse procedimento vem sendo procurado cada dia por mais pessoas. O principal fator é a diminuição das linhas de telefone fixo no país causada pela melhora dos serviços de telefonia fixa.

Sendo assim, quem antes tinha um fixo em casa está vendo mais vantagens em ter apenas um celular. Principalmente no que diz a respeito aos planos disponíveis e a mobilidade que o aparelho dá.

No entanto muita gente pode ficar confusa na hora de cancelar uma linha fixa. Como por exemplo, como solicitar o procedimento, se é possível fazer isso através da internet e ainda se o cliente deve pagar alguma multa.

Pensando nisso, esse artigo do Modelos Fáceis é dedicado a explicar como fazer o cancelamento de uma conta de telefone fixo e ainda esclarecer diversas dúvidas sobre o assunto.

Como pedir cancelamento de telefone fixo

Existem várias maneiras de pedir o cancelamento de uma linha de telefone fixo. Desde pelo próprio telefone, até mesmo pelos serviços disponíveis na internet ou em uma das lojas da operadora.

Vale lembrar que o cliente pode solicitar o cancelamento por qualquer motivo. Ou seja, a operadora não pode colocar barreiras ou motivos que visem impedir o cancelamento. No entanto, cobranças de multas por rescisão do contrato devem ficar claras.

Digitando números de telefone

Existem 3 meios de solicitar o cancelamento: internet, telefone ou correspondência (Foto: depositphotos)

De acordo com a Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, a cobrança do serviço deve ser interrompida imediatamente após o cancelamento.

Em casos de cancelamento automático, ou seja, quando o cliente não precisa ser atendido por ninguém, a operadora tem 24 horas para realizar a interrupção da cobrança.

Outro ponto é que, desde 2014, a Anatel decretou que todas as operadoras devem disponibilizar o serviço de cancelamento de maneira automática. Podendo ser feito através de ligações, internet ou nos postos de autoatendimento.

O cliente também não precisa realizar do pagamento de todos os débitos, mesmo os que estão em atraso, antes de solicitar o pagamento. Sendo assim, todos os débitos residuais e em atraso irão vir em uma cobrança no mês seguinte ao cancelamento.

Sendo que o cliente também pode solicitar o parcelamento dos débitos ou revisão de tudo que é devido pelo uso da linha.

Para facilitar a vida de quem está em dúvida à respeito de como cancelar telefone fixo, a seguir neste post você vai ver como solicitar o cancelamento pelos diversos canais de comunicação das operadoras.

Por telefone

Solicitar o cancelamento da linha por telefone é, talvez, o meio mais conhecido para esse serviço. Basta apenas ligar para a central da operadora pelo próprio telefone fixo ou de um aparelho celular.

Lembrando que as operadoras precisam disponibilizar o serviço de cancelamento automático. Logo, o tópico para cancelar a linha costuma estar logo no menu principal e com um atendente automático.

Para solicitar o cancelamento é necessário ainda ter em mãos os números dos documentos de identidade ou RG e do CPF. Além disso, algumas operadoras podem pedir o número da linha que será cancelada.

Após isso, a operadora irá precisar interromper as cobranças e disponibilidade do serviço imediatamente ou em um prazo de até 24 horas. Esse prazo está previsto nas resoluções 14 e 15 da Anatel.

O documento que comprova o pedido de cancelamento deve ser enviado ao cliente. Podendo ser feito através de um email ou por conta, juntamente com a fatura dos débitos residuais.

Veja também: Modelo de carta solicitando conta telefônica detalhada de telefone fixo

Pela internet

Com a decisão de que as operadoras deveriam oferecer o serviço de cancelamento das linhas de telefonia de maneira automática, esse tipo de serviço começou a ser oferecido pela internet.

Cancelar uma linha de telefone fixo através do site é muito simples. Para isso basta acessar o endereço eletrônico da operadora que você é cliente e fazer o login na conta. Caso não tenha, é possível fazer de maneira rápida, apenas tendo em mãos o CPF e o endereço de email.

Logo depois, basta seguir até o menu “solicitação” e procurar o serviço de cancelamento de linha. Geralmente é preciso preencher apenas um formulário e apresentar a identificação de identidade e número da conta.

Após isso, a operadora terá entre 24 e 48 horas para fazer o cancelamento da linha. Caso o cliente se arrependa, é preciso apenas entrar em contato com a operadora através do telefone ou chat online e solicitar a rescisão do pedido de cancelar o telefone fixo.

Por correspondência

Outro método, mas que é pouco usado, para cancelar uma linha de telefone fixo é através de correspondência. Isso funciona apenas enviando uma carta, com a solicitação de cancelamento via correios para a operadora responsável pela concessão da linha.

Feito isso, é preciso esperar um tempo maior para a validação. Já que é preciso esperar a entrega da carta, que pode variar de acordo com a região do país em que o cliente se encontra.

No entanto, é importante verificar a disponibilidade da operadora em realizar o cancelamento através de correspondência. Isso porque, algumas oferecem o serviço apenas pelos canais de atendimento automático.

Cancelamento do Oi fixo

Para quem possui uma linha de telefone Oi fixo, é possível fazer o cancelamento de duas maneiras. A primeira é através do serviço de atendimento por telefone. Sendo que a ligação pode ser feita através de um telefone celular ou do próprio fixo.

Para isso, basta ligar para o número 10331 para quem mora nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Além disso, essa linha é válida para o Ceará, Piauí, Pará, Roraima, Amazonas, Amapá e Maranhão. Os demais estados brasileiros devem ligar para o número 10314.

Outra forma de cancelamento é através do site ou aplicativo para smartphoneMinha Oi. No menu superior do site é preciso escolher qual é o produto que se deseja realizar o cancelamento.

É preciso escolher a opção de Oi Fixo. Lembrando que para isso é necessário fazer o login na sua conta da operadora, através do endereço de email ou número do CPF.

Ao passar o cursor do mouse sobre a opção de serviço, irá ser mostrado uma série de serviços disponíveis. Basta escolher a opção de “Cancelamento de produtos”, que o cliente será encaminhado para o formulário de cancelamento.

O próximo passo é preencher o formulário e clicar na opção de “solicitar cancelamento”. Após isso irá aparecer o número de protocolo, que deverá ser anotado para caso ocorra algum problema na solicitação.

Após isso, a Oi tem até 24 horas para realizar o cancelamento da linha fixa e informar ao cliente. Qualquer débito residual ou em atraso será cobrado na fatura do mês seguinte ao cancelamento.

Cancelamento do Claro fixo

A Claro também tem duas opções de cancelamento de linhas fixas. A primeira é através do atendimento telefônico, bastando ligar para o número 1052 e acessar a opção de cancelar telefone fixo.

Contudo, é preciso lembrar de ter o número dos documentos do titular da linha e também da linha de telefonia fixa. Isso serve para identificar a conta que será cancelada e evitar problemas futuros.

A segunda maneira de cancelar uma linha fixa da Claro é através do siteMinha Claro. É preciso criar uma senha para o primeiro uso do serviço de internet da operadora.

Feito isso, basta acessar o menu de serviços e escolher a opção de cancelamento. Logo depois o cliente deverá preencher um formulário, onde irá informar todos os dados para contato e ainda os números da documentação. Além disso, é necessário informar o motivo do cancelamento e clicar na opção de enviar.

A operadora informa que tem até 48 horas para confirmar o cancelamento e enviar os protocolos de atendimento. Caso se arrependa é preciso entrar em contato com o chat através do site e solicitar a rescisão do cancelamento da conta.

Eu poderei ser cobrado pelo cancelamento da linha?

Depende. Em uma situação normal o cliente não pode ser cobrado pelo pedido de cancelamento da linha. Os únicos valores a serem pagos serão os referentes a possíveis débitos em atraso ou residuais.

Só para exemplificar, caso o cancelamento seja feito no décimo dia do mês, o cliente não poderá ser cobrado por todos os dias do mês. Dessa maneira, tudo o que foi usado nesses primeiros dias é chamado de débito residual. Sendo cobrado na fatura do mês seguinte ao do cancelamento.

Mulher preocupada no telefone

Para evitar dor de cabeça para os clientes, as operadoras são obrigadas a fazer o cancelamento por meio automático (Foto: depositphotos)

Caso existam débitos em atraso, é possível também pedir o parcelamento da conta ou o pagamento total dela, mediante um acordo entre cliente e operadora.

No entanto, é preciso ficar atento ao período de fidelidade do contrato, um período que costuma ser de 12 meses e que serve para garantir que o cliente não irá romper o contrato durante este período.

Esse período é previsto pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. Sendo assim, a cobrança de multa nessas situações está prevista em lei.

Caso o contrato ainda esteja dentro do período de fidelidade, o cliente será cobrado pela multa de rescisão do contrato. O valor varia entre cada operadora e do tempo que o contrato foi mantido até o cancelamento.

Veja também: Como solicitar o cancelamento do meu plano de saúde

Em quanto tempo é feito o cancelamento

O cancelamento de linhas de telefonia fixa deve ser feito imediatamente, caso o serviço tenha sido feito mediante a intervenção de um atendente. Ou seja, quando ele é realizado através do chat online ou de uma das lojas da operadora.

Sendo assim, o cliente já encerra o atendimento com a interrupção total do serviço e da cobrança pelo mesmo.

No entanto, caso o cancelamento tenha sido solicitado através de um dos canais automáticos, como autoatendimento ou internet, o prazo das operadoras para oficializar o processo é de até dois dias úteis.

A operadora responsável pela linha tem até dois dias úteis para interromper a cobrança pelos serviços e informar ao cliente sobre a formalização do cancelamento.

Caso ele não ocorra dentro do prazo, é necessário entrar em contato com a empresa novamente, com o protocolo de atendimento em mãos, para verificar o andamento do pedido.

Modelo de solicitação de cancelamento de telefone fixo

Para quem deseja fazer o cancelamento através de correspondência, existe um modelo de como solicitar esse serviço. Você pode conferir esse modelo a seguir, bastando apenas preencher as lacunas com os dados pedidos.

Lembrando que essa correspondência pode ser feita a mão, caso a pessoa não tenha habilidade com computadores ou apenas editando. No entanto, é preciso fazer a assinatura com uma caneta de cor preta, já que isso se trata de um documento.

XXXXX/XXXXX (cidade/estado), XX de XXXX de XXXXX

À XXXXXXXXX (nome da empresa operadora do serviço contratado), Rua XXXXXX

XXXXXX/XXXXXXXX (cidade/estado)

Prezados senhores,

Ref.: PEDIDO DE CANCELAMENTO DE LINHA TELEFÔNICA

Pela presente, XXXXXXX (nome do consumidor), infra assinado, solicita o cancelamento da linha telefônica, abaixo indicado, por parte desta operadora.

Os dados do contrato são os seguintes:

Número do telefone: XX XXXX-XXXX

CPF do contratante: XXXXXXXXX-XX

Identidade do contratante: XXXXXX

Endereço: XXXXXX

Nestes termos, solicita,

____________________________

Nome e Assinatura do Contratante

Diferença entre cancelamento e suspensão

Existem dois serviços que podem causar confusão em quem deseja cancelar telefone fixo. Eles são o cancelamento e a suspensão ou desligamento da linha. No entanto, eles não são a mesma coisa. Portanto, é preciso prestar atenção às diferenças, para não ter problemas no futuro.

Dessa maneira, as diferenças entre cancelamento e suspensão é que no primeiro caso há a interrupção dos serviços prestados de maneira permanente. Ou seja, sem que haja o retorno da prestação após o período determinado no contrato.

Já a suspensão ou desligamento da linha é nada mais do que a suspensão das cobranças por um período de tempo pré-determinado. Esse período geralmente deve ser por um período de no mínimo 30 dias e no máximo de 120.

Esse processo pode ser estendido para os serviços de internet e linhas de telefone celulares. Sendo possível também pedir o cancelamento da suspensão antes do período previsto na assinatura do serviço.

Após esse período o serviço de telefonia fixa é retomado automaticamente. Vale lembrar que isso é disponibilizado gratuitamente, sendo útil para quem precisa fazer uma viagem longa ou está passando por um curto período de instabilidade financeira.

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