Publicado por Katharyne Bezerra

Você compra um produto pela internet ou até mesmo em uma loja física e fica todo ansioso para recebê-lo. Por alguma razão, a sua mercadoria atrasa na entrega ou pior, chega, mas já vem com defeito. O que você, como cliente, deve fazer para reverter essa situação? É bem verdade, que ainda não estamos preparados para reagir a determinadas condições, por essa razão, é importante se informar e está por dentro das leis e de seus direitos como consumidor.

Muitas negociações, sugestões e reclamações são feitas pelo telefone, mas nem sempre esse é o meio mais seguro, a não ser que o cliente esteja gravando a conversa com o atendente. Quando esse serviço não funcionar ou não resultar na solução desejada pelo consumidor, o mesmo pode requerer a uma outra opção: uma carta de reclamação. E direcioná-la exatamente a empresa responsável pela compra ou entrega do produto, pois o remetente pode variar de acordo com o assunto da indagação.

Modelo da carta

Local e data

NOME COMPLETO DO DESTINATÁRIO / DESTINATÁRIOS
A/C Serviço de Atendimento ao Cliente / Nome do gerente responsável

Endereço completo

Assunto: Reclamação ou solicitação de xxx

Prezados senhores
Em data, estive em seu estabelecimento e descrever a compra ou o serviço contratado, o valor pago, a forma de pagamento, os dados do produto ou serviço, conforme recibo anexo. Ocorre que descrever o problema com todas as informações pertinentes, como defeitos encontrados, falta de atendimento, danos causados apesar do uso correto do produto, descumprimento de prazo de entrega, etc.

Diante do exposto, solicito especificar a solicitação, com clareza: como troca do produto, reexecução do serviço, entrega do bem prometido, etc., em conformidade com o artigo inserir o número do artigo do CDC e, se possível, acrescentar o texto legal para dar ênfase à causa do Código de Defesa do Consumidor.

Dessa forma, fica V. Sa. notificada de que, na falta de atendimento à presente reclamação ou solicitação, no prazo de escolher entre 5 e 10, de acordo com a gravidade do assunto dias, a contar do recebimento desta, farei reclamação junto a entidades de defesa do consumidor, sem prejuízo das medidas judiciais cabíveis. Aguardo sua resposta por escrito.

Atenciosamente
Assinatura __________________________________

Seu nome completo

Endereço completo, telefone, fax ou e-mail para contato

Informações adicionais sobre a carta e os direitos do cliente

Carta de reclamação de clientes

Foto: Reprodução/ internet

Uma carta de reclamação não é um mero papel escrito, pelo contrário, se escrita de forma correta e contemplando todos os quesitos informacionais, ela pode servir como prova em uma ação judicial. É o método mais formal de se fazer uma reclamação e exigir uma posição da empresa em questão. Se você está pensando em articular um modelo desse, fique atento a algumas observações:

  • É essencial que o documento seja redigido em computador, pois assim erros podem ser observados e consertados de forma simplificada. Além disso, a leitura da pessoa que receber a carta será facilitada;
  • Providencie duas vias do papel. Uma deve ficar na empresa e a outra deve ser assinada pelos responsáveis, a fim de que se torne um documento oficializado. Caso a empresa não tenha sede na mesma cidade onde você reside, envie pelos Correios e solicite o aviso de recebimento (AR), este tipo de serviço permite que o remetente possua um documento assinado pela pessoa que recebeu;
  • Faça um texto formal e sem palavras de baixo calão. Além disso, busque argumentos sólidos para fazer uma reclamação coerente e fundamentada. Assim, as chances de ser atendido aumentam;
  • Mande a carta para a pessoa certa. Muitas vezes os casos não são resolvidos por causa dessa dificuldade que as pessoas têm de encontrar a pessoa responsável para resolver esses problemas. Na dúvida, envie o documento para os que ocupam os maiores cargos na empresa;
  • Além de colocar os dados da pessoa que vai receber, os seus, explicar o problema, pedir a resolução do mesmo e assinar, coloque em anexo documentos que comprovem a compra e, se possível, até mesmo o problema (podem ser fotos).

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