Publicado por Pollyana Batista

As franquias são os modelos de negócio que mais fazem sucesso atualmente. Isso porque elas trazem consigo uma série de vantagens quando comparadas a outros formatos, principalmente para aquelas pessoas que querem empreender com um risco menor de erros.

É verdade que as franquias oferecem uma série de atrativos para que as chances de falência sejam menores, mas isso não é garantia de sucesso. Por isso, fique atento (a) a esse artigo. Ele vai te esclarecer alguns detalhes a respeito do tema.

Como abrir uma franquia?

Essa é a primeira pergunta que muita gente se faz quando se depara com uma oportunidade de negócio. O primeiro passo para a abrir uma franquia é escolher o tipo de segmento que você deseja atuar. Em seguida, pesquise as marcas mais conceituadas que oferecem modelos de franquia.

A partir disso, é só colocar na ponta do lápis, o investimento necessário e entrar em contato com a marca, pois somente ela poderá dizer se existe ou não uma franquia disponível para o local onde você planeja colocar uma.

Saiba como abrir uma franquia, quais as melhores e se esse tipo de negócio vale a pena

Foto: pixabay

Quais são as melhores franquias?

Ultimamente, as franquias do ramo de alimentação saem disparadas na frente das demais. Porém, existem outros segmentos pouco explorados da área de serviços, cosméticos etc.

A melhor franquia é aquela que tem uma boa taxa de retorno, que oferece o melhor suporte e que já tem fama no mercado. Não se iluda com parcerias muito baratas, pois elas podem oferecer muito menos e até te deixarem na mão.

Antes de investir qualquer soma, converse com outros franqueados da marca e não deixe se levar pela empolgação. É importante descobrir tudo o que envolve o negócio e jamais assinar nada sem uma boa orientação jurídica.

Franquia vale mesmo a pena?

Essa não é uma pergunta fácil de responder, isso porque envolve várias outras etapas de análise.

Primeiramente, você precisa ter o perfil de franqueado, pois as marcas exigem que o negócio seja tocado igual os demais e isso vai podar bastante sua capacidade de inovação. Você vai precisar seguir à risca tudo o que a franquia lhe pedir.

Em compensação, todo o know-how do franqueador estará a seu dispor e você economizará tempo. Você terá em suas mãos todos os segredos do negócio e ficará mais fácil acertar.

Entretanto isso terá um custo alto para você. Para abrir uma franquia você terá que pagar pela taxa de franquia, pelo investimento inicial do imóvel (que vai precisar se adequar aos padrões da marca), e ter um capital de giro. Mensalmente, também há o repasse dos royalties, além de taxas para publicidade.

Veja mais!