Publicado por Pollyana Batista

Fazer um seguro para seu carro é uma forma incrível para se prevenir contra sinistros que podem vir a acontecer com seu veículo. A proteção é cobrada uma vez ao ano e quem quiser divide em prestações ao longo dos meses.

Quando ocorre um roubo, furto ou acidente basta acionar o seguro do automóvel e receber a cobertura contratada.

Os contratos variam bastante. Eles cobrem desde perdas totais a pequenos reparos, como a troca de um pneu. Há também variantes em relação ao que é segurado: se é somente o seu carro, danos no veículo de terceiros ou até a vida dos passageiros.

Tudo isso é previsto na apólice. Se você já fez o seu, veja como acioná-lo quando for preciso.

Acionando o seguro do carro

O primeiro passo para se acionar o seguro do carro em caso de roubo é fazer um B. O.

O seguro do carro deve ser acionado em caso de sinistros (Foto: depositphotos)

Faça um Boletim de Ocorrência

Se algum dano afetou o seu carro, a primeira coisa a fazer é um boletim de ocorrência (BO). Procure uma delegacia mais próxima ou peça auxílio policial do lugar onde você estiver e abra um procedimento oficial.

O BO é um documento aceito por inúmeras entidades que vão qualificar o seu sinistro. Isso é de extrema importância para que a seguradora reconheça as avarias causadas nele.

A Polícia Federal, a Justiça, a Polícia Civil e demais órgãos fiscalizadores reconhecem a importância do Boletim de Ocorrência.

Veja tambémSeguro para carro ou moto usados: quanto custa e, realmente, vale a pena?

Documente

Além do BO, procure documentar com fotos, áudios ou vídeos a situação pela qual você passou. Atualmente, com a propagação das câmeras no celular é muito mais fácil fazer flagrantes de situações do que antigamente.

Por isso, se alguém bateu no seu carro ou vice-versa, utilize a tecnologia a seu favor.

Essa documentação pode ser anexada ao processo de solicitação do seguro, junto ao Boletim de Ocorrência. Em alguns casos, as fotos servem de registro oficial e são responsáveis pela concessão do seguro.

Pegue testemunhas

Na hora do sinistro é normal ficar nervoso e deixar alguns detalhes importantes passar. Mas, procure se lembrar do que fazer logo depois do acidente ou roubo. E uma dessas missões é verificar se há testemunhas do fato.

No caso de positivo, pegue o contato delas e explique que é para questão de seguro, e não para esclarecimentos policiais (pois muita gente tem medo de se envolver nesse tipo de acusação). Esse número de telefone, endereço ou e-mail será de grande valor para a seguradora.

Veja também: Como acionar o seguro imobiliário

Procure a seguradora

Com o BO em mãos, fotos, vídeos e todos os outros tipos de materiais que você puder juntar, ligue para a sua seguradora. Deixe o número dela sempre próximo a você, pois nunca se sabe quando vai precisar. O mesmo serve para o número da apólice.

Você vai precisar fornecer seus dados pessoais e informações sobre o seu carro e contrato. Se não for preciso o deslocamento de uma equipe da seguradora, como em caso de acidentes leve, você vai levar o seu veículo para uma vistoria.

Em casos de roubos, a seguradora vai esperar o inquérito da Polícia para concluir se você vai receber um automóvel novo.

Veja mais!