Publicado por Pollyana Batista

Atualmente, ficou mais fácil emitir uma nota fiscal depois do advento da internet. É a nota fiscal eletrônica (NF-e), que pode ser também para quem presta serviços. Nesse caso, a modalidade é a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e).

Algumas prefeituras ainda não trabalham com a nota fiscal eletrônica, principalmente a NFS-e, a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Em casos como esse, existem ainda alguns programas e sistemas online que podem atender às necessidades de quem precisa emitir uma.

Passo a passo para poder emitir nota fiscal

O primeiro passo para que isso aconteça é que você faça um credenciamento. Ele geralmente é feito no site da prefeitura da sua cidade. Nesse espaço, você deve preencher um formulário e, a partir dele, será emitido um protocolo de atendimento presencial.

Com esse protocolo, você deve ir até a prefeitura pessoalmente, munido dos seguintes documentos: CPF original, documento de identificação do representante legal e dos atos constitutivos da pessoa jurídica.

Senha

Depois de uma análise cuidadosa pelo funcionário da prefeitura, você poderá ter sua senha desbloqueada para poder emitir a nota fiscal eletrônica.

Nota fiscal

As notas fiscais podem ser feitas inteiramente online (Foto: depositphotos)

O segundo passo, depois de você ser avaliado na prefeitura da sua cidade e receber autorização para emitir nota online, é acessar o site da prefeitura, preencher os campos solicitados com os seus dados pessoais e com a senha, que foi gerada no dia em que você foi pessoalmente à prefeitura.

Veja também: Nota fiscal avulsa: O que é e como fazer para tirar esse documento

Método de emissão

Uma vez dentro do site, você deve escolher o método de emissão da nota fiscal, que pode ser por Intermediação que, como o próprio nome já diz, é quando o CNPJ da empresa faz intermediação do serviço prestado; ou Substituição, quando o CNPJ é utilizado para substituir uma nota; ou então como nota fiscal comum.

Depois disso, você deve selecionar a atividade para o lançamento da nota fiscal eletrônica. Em seguida, é hora de detalhar os itens da nota fiscal. Para isso, você deve descrever as horas de trabalho e o valor de cada serviço, quando se tratar de uma NFS-e. Se for uma NF-e, deve-se trazer detalhes sobre o produto comercializado.

Validando a transição

Em seguida, é só validar a transação. Automaticamente é enviado um e-mail com o link de acesso à nota gerada. Se você quiser também pode enviar essa nota fiscal para o endereço do cliente, facilitando dessa forma toda o relacionamento profissional.

Veja também: Nota fiscal manual: uso e validade

Viu, como emitir uma nota fiscal eletrônica não é difícil? Você só deve seguir todos os passos e facilitar e muito a sua vida e a dos seus clientes.

Veja mais!