Publicado por Robson Merieverton

O cheque é uma forma de pagamento que já teve seus dias de glória, porém, nos dias atuais está entrando em desuso. Mesmo assim, ainda tem muita gente com dúvidas a respeito de alguns trâmites bancários exigidos por ele. Trocar ou compensar o cheque faz parte desse universo.

Antes de tudo, se você receber um cheque, é bom que você tenha confiança na pessoa ou empresa que te passou, pois, para resgatar o seu valor em dinheiro vivo, é necessário que a pessoa que passou o cheque tenha saldo na conta. No meio bancário isso se chama ter fundos em conta.

Somado a esse cuidado, outros tantos podem ser levados como via de regra ao receber um cheque. Preste atenção se o prenome e o sobrenome da pessoa que passou o cheque estão corretos; informações pessoais, como contato de telefone por exemplo, são importantes conter no verso do cheque. Fique atento também ao nome do banco, se ele realmente existe.

Como faço para trocar um cheque

Foto: depositphotos

Para resgatar o valor do cheque

A partir desses primeiros cuidados, você já pode prestar um pouco mais de atenção a outros pontos. Isso vai acelerar o processo de resgate do dinheiro. É importante que você saiba que não é necessário ter conta em banco para compensar o cheque. Caso esse seja o seu caso, basta se dirigir ao caixa do banco o qual o cheque pertence.

Preste atenção a data do cheque. O valor ao qual ele corresponde pode estar disponível somente na própria data, sendo assim, seu resgate antes dela fica inviável. Pouco antes de seguir para a instituição, seja com intuito de resgatar o valor do cheque no caixa ou depositá-lo em conta, veja se ele está endossado.

Estar endossado significa dizer que ele está direcionado a você. Para isso, o seu nome completo deve vir escrito na frente do próprio cheque. Caso contrário, o banco terá mais dificuldades de aceitá-lo de uma pessoa que deseja descontá-lo por motivos inconfessos.

A maneira mais fácil de descontar um cheque é quando o trâmite é realizado no próprio banco em que você é cliente. Além de rápido e fácil, torna-se mais seguro para o beneficiário. Para isso, é importante que alguns documentos de identificação pessoal sejam apresentados, tais como identidade, CPF ou mesmo o próprio cartão do banco.

Depositando o cheque

Além de resgatar o dinheiro do cheque no próprio caixa, você também pode realizar um depósito em conta corrente ou poupança. Para isso, basta seguir o passo-a-passo descrito a seguir:

Preencha o envelope disponível na área de auto atendimento do seu banco. Todos os dados que serão necessários vão estar descritos no próprio envelope.  No terminal eletrônico, insira o seu cartão, digite a senha e pressione o “Enter”. Selecione a opção “Depositar Cheque”, insira o envelope na fenda indicada e confirme a quantia depositada.

O dinheiro estará disponível na sua conta de um a três dias úteis, dependendo do prazo que o próprio banco delimitar.

Alguns aplicativos usados em celulares ou tablets já possibilitam que esse depósito seja feito sem sair de casa. Nesses casos, é necessário seguir algumas regras passadas pelo banco.

É sempre bom lembrar que, ao seguir para o banco, evite orientações de terceiros. Só peça informações a funcionários identificados com a crachá e a farda da instituição bancária.

Veja mais!