Publicado por Tailane Paulino

Você sabe como o Jovem Aprendiz funciona? Aqui você irá saber como o programa funciona e como é possível fazer a inscrição para participar. Assim como ver quais as melhores empresas para adentrar no mercado de trabalho.

Antes de tudo, é importante saber que o Jovem Aprendiz é um programa do Governo Federal. Ele foi pensado para estimular a entrada de jovens no mercado de trabalho.

O projeto segue a lei da aprendizagem, que determina que de 5% a 15% das vagas de trabalho em empresas de médio e grande porte, devem ser destinadas a aprendizes. Dessa forma, jovens que têm entre 14 e 24 anos podem fazer a inscrição no programa. Contudo, é necessário que estudem ou tenham estudado em escola pública.

Assim, além de entrar no mercado de trabalho e ganhar experiência, participam de cursos sobre a área escolhida. Dependendo da empresa, há ainda a possibilidade de permanecer com um contrato, após os dois anos do estágio.

Como o Jovem Aprendiz funciona?

O programa Jovem Aprendiz foi criado a partir da lei da aprendizagem, que foi aprovada em 2000 e regulamentada em 2005. Nela, é garantido por lei a possibilidade de ingresso de jovens. O foco é para os que procuram adentrar no mercado de trabalho, através do primeiro emprego.

Jovem lendo apostila

O programa Jovem Aprendiz é uma parceria do Governo Federal com empresas privadas (Foto: depositphotos)

O programa funciona da seguinte forma. As empresas cadastradas disponibilizam um número de vagas que devem ser preenchidas. Quem cumprir os pré-requisitos pode se inscrever e participar da seleção que as próprias instituições conduzem.

Os que são contratados têm até 2 anos de estágio remunerado garantidos, conforme as normas do programa. Dessa forma, recebendo salário e todos os benefícios destinados ao trabalhador, como Férias e FGTS.

Cadastro ou inscrição, como conseguir o Jovem Aprendiz?

Para realizar o cadastro no Jovem Aprendiz, antes de tudo, é necessário estar dentro dos pré-requisitos.

Ter entre 14 e 24 anos, algumas empresas pedem que o candidato esteja matriculado em escola pública, tenha uma boa frequência escolar e esteja inserido em algum grupo de vulnerabilidade social.

No site do Jovem Aprendiz há a possibilidade de verificar quando as empresas disponibilizam as vagas e quantas foram abertas.

Veja também: Como ser um jovem aprendiz

Já para realizar as inscrições, é necessário fazer junto com a própria empresa, geralmente através do site. Isso acontece porque o programa é uma parceria com empresas privadas e elas que realizam o processo de seleção.

Como procurar vagas

Todas as vagas do país, que estejam destinadas para aprendizes, podem ser conferidas através do site do programa. Nele as empresas cadastradas informam quais os pré-requisitos para quem deseja concorrer à alguma das vagas, a remuneração e a carga horária.

A partir daí o candidato pode conferir os editais de dezenas de empresas. Dessa maneira, é possível verificar qual área chama mais atenção e fica mais fácil de escolher em qual se inscrever.

Geralmente as empresas também disponibilizam o cronograma do que será feito no período do estágio. Assim como: remuneração, benefícios e carga horária.

Quais os melhores programas Jovem Aprendiz?

Há várias empresas reconhecidas nacionalmente por serem um ótimo campo de aprendizado para quem busca entrar no mercado de trabalho. Entre as mais importante estão algumas instituições financeiras, que dão, além do estágio, condições para que o aprendiz possa crescer na área que escolheu.

As melhores empresas com programas para jovem aprendiz são:

  • Bradesco
  • Correios
  • Banco do Brasil
  • Itaú
  • Petrobras

Jovem Aprendiz Bradesco

Logo Bradesco

(Imagem: Reprodução | Bradesco)

O banco Bradesco é uma das instituições que fazem parte do programa. Nele, os jovens além de terem a primeira porta para o mercado de trabalho aberta, participam de reuniões da empresa e uma série de cursos sobre os temas relevantes para a área.

Dessa forma, o aprendiz tem uma formação completa e pode até mesmo continuar na instituição após o término dos 2 anos do projeto.

Para concorrer a uma vaga na instituição através do Jovem Aprendiz, segundo o site da empresa, deve ter entre 16 e 23 anos completos e ter estudado ou estar estudando em escola pública. Outro pré-requisito apontado é, ter interesse em seguir uma carreira no local.

Veja também: Como funciona o Jovem Aprendiz Bradesco

A remuneração não é especificada, mas o banco disponibiliza vale-refeição, vale-transporte e até auxílio médico. O estudante precisa estar disponível para uma jornada de 6 horas diária.

Jovem Aprendiz Correios

(Imagem: Reprodução | Correios)

Os Correios é outra empresa conhecida por abrir espaço para jovens, com renda familiar de até 2 salários mínimos, no mercado de trabalho.

Ao todo, cerca de 5 mil vagas são disponibilizadas para estudantes que tenham entre 16 e 22 anos, de todo o país. Lá, os participantes do programa participam de atividades em todos os setores da instituições, cursos e palestras, em uma carga horária de 4 horas por dia.

A remuneração é de meio salário mínimo, além da garantia de todos os benefícios repassados para os funcionários da empresa.

Quem deseja realizar a inscrição para a seleção basta acessar o site dos Correios para acompanhar o andamento da abertura da inscrições. Embora as inscrições só sejam abertas a cada 2 anos, é uma oportunidade para quem busca o primeiro emprego.

Jovem Aprendiz Banco do Brasil

(Imagem: Reprodução | BB)

O Banco do Brasil disponibiliza quase 4 mil vagas do seu quadro de funcionários para o Jovem Aprendiz.

Os pré-requisitos para concorrer as vagas são, ter entre 16 e 22 anos, estar concluindo ou ter concluído o ensino médio em escola pública. Além de ter uma renda mensal de até meio salário por pessoa.

A jornada diária é 4 horas para estudantes e 6 horas para pessoas que já se formaram no ensino médio. A remuneração é de um salário mínimo e os benefícios garantidos pela empresa. As inscrições podem ser realizadas através do site do Banco do Brasil.

Jovem Aprendiz Itaú

(Imagem: Reprodução | Itaú)

O Itaú contrata anualmente cerca de 1700 novos aprendizes, para atuar em várias áreas dentro da empresa. A instituição, além de oferecer uma política de remuneração diferenciada, disponibiliza vários benefícios para o aprendiz, como plano de saúde e plano odontológico.

Os interessados em concorrer as vagas devem ter entre 16 e 22 anos e estar cursando ou ter cursado o ensino médio em escola pública.

A carga horária é de 6 horas por dia, incluindo no total do curso 600 horas de capacitação teórica. As inscrições podem ser realizadas através da página da instituição.

Jovem Aprendiz Petrobras

(Imagem: Reprodução | Petrobrás)

A Petrobras também é uma empresa reconhecida pela participação na formação de jovens para o mercado de trabalho. Os pré-requisitos para concorrer é, ter entre 15 e 21 anos, para vagas administrativas ou ter entre 17 e 21 anos, para vagas laboratoriais.

Ainda é necessário estar em situação de vulnerabilidade social e estar cursando alguma escola pública. Mas, para concorrer a alguma das vagas é preciso residir próximo a alguma unidade da Petrobras.

A instituição abre novas vagas a cada dois anos e as inscrições devem ser feitas nos comitês locais. Para saber onde fica o da sua cidade basta acessar o endereço da web da Petrobras e procurar pela unidade do seu estado.

Veja também: Currículo para jovem aprendiz

Por que ser um Jovem Aprendiz?

Participar do programa Jovem Aprendiz vai além de complementar a renda familiar. O programa serve como uma porta de entrada para o mercado de trabalho e como qualificação profissional.

Dessa forma, quem deseja seguir uma carreira em determinados segmentos, pode se especializar e conhecer os possíveis locais de trabalho. Além de aprimorar as habilidades e criar uma rede de contatos para o futuro.

Veja mais!