Publicado por Tailane Paulino

O Jovem Aprendiz Bradesco funciona com o apoio entre a empresa privada e o Governo Federal. Mas você sabe quem pode concorrer a alguma vaga e qual a remuneração? Nós vamos responder a essas perguntas nesse post.

Antes de tudo, o programa é uma iniciativa do governo, a partir da lei de número 0.097/2000. Nessa lei, é determinado que as médias e grandes empresas devem reservar de 5% a 15% das suas vagas para aprendizes, ou estagiários. Dessa forma, é garantido o ingresso de adolescentes e jovens no mercado de trabalho.

Além da oportunidade de aprender uma profissão, o jovem aprendiz garante que o recebimento de uma bolsa mensal, como ajuda de custo. As vagas são reservadas para pessoas que tenham entre 14 e 24 anos e que sejam, geralmente, de escolas públicas.

Jovem Aprendiz Bradesco: como funciona esse programa?

O Bradesco é uma das empresas privadas que participa do programa. Fundada em 1943, o Banco é considerado, desde 2012,  pela consultoria Brand Finance, como uma das empresas mais valiosas da América latina.

Para concorrer a uma vaga do Jovem Aprendiz Bradesco é preciso realizar o cadastro no site da empresa

O objetivo do programa é abrir a porta do mercado de trabalho para os jovens (Foto: depositphotos)

Quem quer concorrer a uma das vagas do jovem aprendiz Bradesco, deve primeiramente, preencher alguns pré-requisitos. Alguns dele são, ter entre 16 e 22 anos e ter disponibilidade para uma carga horária de seis horas por dia.

O programa funciona da seguinte forma. A empresa privada disponibiliza uma porcentagem das suas vagas para aprendizes, de acordo com a lei da aprendizagem. Para também seguir a meta de responsabilidade social é necessário colocar alguns pré-requisitos, que são repassados pelo governo.

O pagamento da bolsa e dos benefícios é feito pelas instituições. O governo arca com os cursos profissionalizantes em algumas instituições cadastradas.

O objetivo disso é abrir a porta do mercado de trabalho para jovens que buscam o primeiro e qualificação profissional.

Veja também: Quais os direitos e deveres do estagiário

Devo fazer cadastro ou inscrição para o Jovem Aprendiz Bradesco?

Sim, para concorrer a alguma das vagas é necessário realizar uma inscrição. Isso pode ser feito através do site do Bradesco, em uma área reservada para o Jovem Aprendiz.

Lá é possível também verificar quais os requisitos para concorrer a alguma das vagas e a área para enviar o currículo.

Os pré-requisitos que você deve preencher antes de tentar concorrer ao estágio são, primeiramente ter entre 16 e 22 anos. Como a idade máxima de participação fixada é de 24 anos e o contrato com a empresa é de dois anos, essa foi a idade imposta.

Além disso é necessário estar estudando ou já ter cursado o ensino médio. Preferencialmente em alguma escola pública, ou como bolsista em escolas privadas.

Após realizar a inscrição, o candidato passará por uma seleção. Dessa maneira é importante dar atenção à construção do currículo antes de cadastrar ele no site.

Como procurar vagas

Para saber quando saírem novas vagas é necessário ficar acompanhando o site do Jovem Aprendiz. Lá é atualizado diariamente, com a abertura de novas oportunidades. Além de acompanhar o início das inscrições é possível conseguir mais informações sobre o programa na página.

Veja também: O que é necessário para ter estagiários em sua empresa?

Outro local possível é pela página da web do próprio banco. É necessário preencher o cadastro corretamente, principalmente o endereço e o campo de interesse. Isso é necessário já que não é divulgado o local das vagas, nem para quais áreas há vagas disponíveis.

Melhores programas Jovem Aprendiz além do Bradesco?

(Foto: Reprodução | Bradesco)

Fora o Bradesco é possível encontrar várias empresas reconhecidas pelo ambiente acolhedor e aprendizagem. Entre elas estão outras instituições financeiras e empresas do governo. Vale a pena conferir as vagas para cada uma delas.

Confira uma lista com os melhores programas Jovem Aprendiz:

  • Correios
  • Petrobras
  • Banco do Brasil
  • Itaú

Correios

(Foto: Reprodução | Correios)

Os Correios abrem vagas para Jovens Aprendiz a cada dois anos, ou seja após o término do períodos dos contratos anteriores. Ao todo, são abertas duas mil vagas após esse período.

Os candidatos devem ter entre 15 e 23 anos e renda mensal familiar de até dois salários mínimos.

Ainda é necessário que os candidatos estejam matriculados e frequentando o ensino médio da rede pública de ensino. A remuneração é metade de um salário mínimo por mês, fora os benefícios da empresa, como vale-alimentação e transporte.

Os aprendizes da empresa circulam por todos os setores e fazem diversos cursos profissionalizantes. Todos eles sendo para as áreas escolhidas.

Veja também: Como ser um jovem aprendiz

Petrobras

(Foto: Reprodução | Petrobras)

A Petrobras, assim como os Correios, abrem vagas para aprendizes a cada dois anos. Os que tenham interesse em participar da seleção devem ter entre 15 e 21 anos para os cargos administrativos. Já para quem busca estágio nos cargos laboratoriais devem ter entre 17 e 21 anos completos.

Outros pré-requisitos apontados pela empresa é residir próximo a alguma das unidades da Petrobras, estar inserido em algum grupo de vulnerabilidade social. Fora, estar cursando o ensino médio em alguma escola pública.

Para fazer a inscrição no programa é necessário ir até um comitê local. Os endereços das unidades podem ser consultados através do site da unidade.

Banco do Brasil

(Foto: Reprodução | BB)

Quem quiser concorrer a uma das quase quatro mil vagas de Jovem Aprendiz no Banco do Brasil, deve realizar a inscrição a partir do site da unidade.

A oportunidade é reservada para estudantes ou formandos do ensino médio de escolas públicas, que tenham entre 16 e 22 anos. Os candidatos também devem comprovar estarem em situação de vulnerabilidade. Comprovando ter uma renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa.

A remuneração é um salário mínimo, mais vale-refeição e transporte. A carga horária é de quatro horas diárias para estudantes e seis horas para jovens formados, diárias.

Esse horário é reservado não apenas para o trabalho na empresa, mas também para os cursos profissionalizantes.

Veja também: Currículo para jovem aprendiz

Itaú

(Foto: Reprodução | Itaú)

Já quem se interessar em concorrer a alguma das 1700 vagas anuais para aprendizes no Itaú, também devem cumprir alguns pré-requisitos. Os candidatos devem ter entre 16 e 22 anos e serem preferencialmente estudantes ou formados, no ensino médio de escolas públicas.

O Itaú trabalha com uma remuneração diferenciada, em uma carga horárias de seis horas por dia. A empresa também garante plano de saúde e odontológico durante o período do estágio. Que é por no máximo dois anos.

Durante o programa, o aprendiz ainda tem acesso a mais de 600 horas de cursos profissionalizantes. Para concorrer basta cadastrar o currículo na área reservada no site da empresa.  

Importância do currículo para o Jovem Aprendiz Bradesco

Se inscrever no site não garante uma vaga no Jovem Aprendiz Bradesco, já que a própria empresa faz uma seleção entre os candidatos. Por isso a importância de preparar bem o currículo que será cadastrado.

Para enriquecer ele, já que este é o primeiro contato de muitos com o mercado de trabalho, é interessante adicionar cursos ou palestras que assistiu e participou. Desse modo, trabalhos voluntários deixam o currículo mais interessante para o avaliador.

Veja mais!