Alguns serviços, mesmo que pagos em dia, são um tormento na vida dos contratantes. É uma operadora que não cumpre com os pacotes corretos, um provedor de internet que não entrega nem a quantidade mínima do acordo ou um plano de saúde que acaba dando tanta “dor de cabeça” ao consumidor que a melhor alternativa é cancelar o serviço.
Levando em consideração este último serviço, é possível dizer que é um dos setores que mais recebe indagações dos contratantes. Para se ter uma ideia, os planos de saúde ocupam o quarto lugar no quesito reclamações dos consumidores.
De acordo com a lista feita pelo Cadastro de Reclamações Fundamentadas e divulgada pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), os planos de saúde perdem apenas para setores de telecomunicações, instituições financeiras e aparelhos de celular.
Portanto, se o cliente está insatisfeito com o serviço do plano de saúde em questão e pretende desfazer o contrato, é preciso estar atento ao que deve ser feito.
Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), o consumidor deve enviar uma carta escrita pelo próprio punho para a seguradora, exigindo o cancelamento do serviço e a não cobrança de taxas ou de dívidas caso não seja feito mais nenhum pagamento.
Modelo de carta cancelando plano de saúde
“Eu, _________________________, portador do RG _________________, e do CPF ________________, solicito que o plano de saúde número _________________, seja cancelado imediatamente.
A partir do dia de hoje ______________ fica registrado que o plano está cancelado e nenhuma cobrança poderá ser realizada.
Atenciosamente,
__________________________
Contratante
Informações adicionais
Após escrever a carta preenchendo-a com os dados do contratante, é preciso escaneá-la e enviar via email para a empresa responsável pelo plano de saúde.
Com este método, é imprescindível que se exija um retorno confirmando o recebimento do documento e o cancelamento do plano. Mas, caso seja possível levar até o responsável pessoalmente, é melhor ainda. Neste sentido, é interessante levar dois documentos, sendo que um fica com a empresa e o outro com o consumidor, sendo esta via assinada comprovando o recebimento.
Além destas duas maneiras, o solicitante pode enviar a carta de cancelamento através dos Correios ou Sedex. Contudo, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) aconselha que o consumidor envie solicitando o Aviso de Recebimento (AR). Destas formas, caso venha alguma cobrança do plano de saúde, o consumidor pode rebater com o uso destas provas de recebimento da empresa.