Publicado por Robson Merieverton

O extravio, roubo ou desgaste ocasionado pelo tempo dos documentos é bastante recorrente. Porém, o tempo que algumas pessoas perde na solicitação da segunda via e os possíveis transtornos, deixam qualquer pessoa estressada.

Na orientação em questão, aprenda como você deve proceder para retirar a segunda via da certidão de casamento. Para isso, existem duas maneiras: de forma pessoal, comparecendo até o cartório onde a certidão foi lavrada, ou pela internet.

A certidão de casamento

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Foto: depositphotos

A certidão de casamento é o único documento capaz de atestar a união entre um casal, perante a justiça. No documento, fica lavrado diversos dados sobre o casal, como a data do casamento, o nome dos noivos, profissões, estado civil, endereços, naturalidade, nacionalidade, entre outros.

Através dela, os direitos de ambos os dependentes (marido e esposa) estão garantidos por lei. O documento pode ser solicitado em casos de compra e venda de imóveis, financiamentos, inscrição em concursos públicos ou vestibulares, inventários e partilha de bens.

Emissão da segunda via da certidão de casamento

Como foi dito anteriormente, existem duas formas de solicitar a segunda via de uma certidão de casamento: através do cartório ou pela internet, no Cartório 24 Horas.

Pessoalmente

Nesse caso, o solicitante pode comparecer ao cartório onde a certidão foi concebida originalmente. Você vai precisar informar a data que a cerimônia foi realizada, com os respectivos dia, mês e ano, assim como o nome completo do casal.

O funcionário do cartório vai recorrer aos livros de registro para encontrar o documento.

Com a solicitação feita, será cobrada uma taxa pelo serviço e, dependendo do cartório, recorrerá um prazo para que o documento esteja pronto e possa ser resgatado pelo solicitante.

Segunda via pelo Cartório 24 Horas

Para dispor desse serviço, você primeiro deve constatar se o cartório em questão possui representação no serviço Cartório 24 Horas. Isso pode ser confirmado por meio de uma rápida consulta ao endereço eletrônico http://www.cartorio24horas.com.br/.

Basta clicar em “Endereço dos Cartórios”, localizado no lado esquerdo da página e selecionar a opção “Registro Civil”. Depois, basta marcar o estado e a cidade.

Em seguida, o próximo passo é fazer a solicitação de fato. Para isso, basta clicar na parte “Solicite sua Certidão” que fica no lado esquerdo da página inicial. Depois informe qual a forma de entrega e preencha os seus dados pessoais.

Na continuidade, será gerado um boleto que deverá ser pago na rede bancária indicada. O valor pode variar de acordo com o cartório.

A entrega pode ser feita pelos Correios, através de e-mail ou se você preferir poderá retirar no cartório em que fez a solicitação.

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