Publicado por Pollyana Batista

Tirar a segunda via do CRV, o Certificado de Registro do Veículo, é bem fácil, mas exige atenção na hora de reunir todos os documentos necessários para isso. Muita gente perde esse documento, principalmente porque não é preciso portá-lo dentro do carro como os demais. O que acaba gerando muitas dúvidas de como tirar segunda via do CRV.

A verdade é que emitir uma segunda via do CRV vai depender do modo que opera o Detran da sua cidade. Embora todos os Departamentos de Trânsito tenham o CTB, o Código Trânsito Brasileiro, como parâmetro, alguns detalhes e formas de proceder variam de um para outro.

Passo a passo para tirar segunda via do CRV

O primeiro passo é agendar o atendimento do carro e uma vistoria por parte do Detran no site. Se você não for o proprietário, terá que ter em mãos uma procuração que lhe habite para tal. Procure saber com o Detran qual é o modelo mais apropriado para a procuração.

O primeiro passo para tirar segunda via do CRV é agendar atendimento no Detran

A emissão da segunda via é paga (Foto: Reprodução | Detran-PE)

Já se o carro for financiado, o proprietário deve apresentar o gravame feito pelo banco para a emissão da segunda via do Certificado de Registro do Veículo.

Em relação ao proprietário, ele também deve levar para o agendamento no Detran seus documentos de identificação pessoal, com RG e CPF. Sempre a original com cópia reconhecida em cartório. E se o carro estiver em nome de uma empresa, o CNPJ, contrato social e nomeação da diretoria também faz parte.

Assim que finalizar o seu atendimento, ele já sai com a guia para pagamento da taxa de segunda via do CRV. Depois de pago, e após a compensação bancária, é hora de voltar no Detran para poder finalizar o processo de solicitação.

Veja também: Como tirar segunda via do CRLV

Informações sobre o CRV

– O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não exige que o Certificado de Registro do Veículo, CRV, esteja no veículo;

– O momento onde o CRV é mais necessário é na hora em que o veículo vai mudar de proprietário;

– Algumas pessoas chamam o CRV de registro de transferência e é justamente para isso que ele serve: para transferir um carro de um dono para outro;

– Geralmente, depois de solicitado a 2ª via do CRV, ele é entregue em 10 dias;

– A perda do documento é o motivo mais frequente para solicitação de 2ª via, mas também há casos de rasuras e assinaturas em lugares errados.

Veja também: Como transferir a documentação do carro que você comprou

Documentos que todo motorista deve portar

Já que o CRV, o Certificado de Registro do Veículo só é exigido quando você vai vender um veículo e transferi-lo de dono, existem outros documentos que precisam estar sempre com o condutor. Vamos a eles?

PPD: a Permissão para Dirigir é entregue ao condutor assim que ele tira a primeira habilitação. Esse documento é restrito às categorias A e/ou B. E ele é válido por um ano.

CNH: a Carteira Nacional de Habilitação é recebida por aqueles condutores que passaram um ano com a PPD sem cometer infrações graves no trânsito. Ela vale por cinco anos.

ACC: a Autorização para Conduzir Ciclomotor é destinada para aqueles motoristas que vão conduzir veículos de até 50 cilindradas, que não precisam de CNH, mas sim de uma ACC.

Veja também: Quanto custa emplacamento de veículo zero em PE

Veja mais!