Publicado por Robson Merieverton

Seja pela comodidade, preço ou até oportunidade, certamente você já comprou ou foi tentado a fazer algum tipo de compra pela internet. Só para se ter uma ideia do quanto o mercado vem crescendo, somente no ano de 2016, o setor cresceu 11% e a expectativa é que esse ritmo prossiga em 2017, onde o crescimento deve chegar a 12%, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Mas, não é em todo o período do ano que as vendas do comércio eletrônico são impulsionadas pela maré favorável. De acordo com Adriano Caetano, especialista em comércio eletrônico, janeiro é um dos meses mais fracos para o comércio na internet com queda considerável nas compras, podendo chegar a até 50%. Uma diferença enorme se comparada com outros períodos do ano.

Segundo o especialista, alguns motivos podem ser elencados para justificar a queda. “Viagem de férias, mais atividades ao ar livre, menos tempo em frente ao computador e contenção de gastos após o fim de ano são alguns dos motivos”, explica. Sendo assim, é possível melhorar o quadro? Seguindo essa linha de raciocínio, Caetano mostra as estratégias das lojas virtuais bem-sucedidas para alavancar as vendas:

Movimentando o comércio eletrônico no verão

Como vender mais pela internet durante o verão

Foto: depositphotos

Na palma da mão

Se por um lado a possibilidade de acesso à internet pelo computador de casa cai consideravelmente, por outro, no que diz respeito aos celulares e tablets, essa realidade pode ser bem diferente. Sendo assim, o especialista aconselha que o empresário invista em uma plataforma mobile ou até por aplicativos de mensagem instantânea, como o WhatsApp.

Redes sociais

No que diz respeito a esse setor, dificilmente são encontradas pessoas que não possuam um perfil nas redes sociais. Esse é um nicho que vem sendo cada vez mais explorado pelas empresas. Então, no período de férias, as pessoas estão mais propícias a acessar seus perfis. Divulgar os produtos nesses ambientes é uma forma de incentivar o consumo durante o período.

Venda verão

Outra boa saída para alavancar as vendas no verão é vender o verão. Coloque em destaque produtos típicos da estação e as tendências da temporada. Isso vai acabar chamando atenção do público que está com esse foco. Aproveite o crescimento da demanda para lucrar.

Descontos

Assim como acontece no varejo offline, o período deve ser de promoções também no online. Aproveite para liquidar aqueles produtos que não tiveram saída no Natal, preparando apresentações e peças publicitárias que realmente desperte a atenção do cliente.

Arrume a casa

Se mesmo depois de todas essas dias as vendas nas deslancharem, utilize o mês para se preparar para o ano. Arrume sua loja, otimize o estoque e faça o planejamento para faturar melhor em 2017.

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