Publicado por Robson Merieverton

O fim e início de ano são épocas bastante promissoras para o comércio como um topo. No Natal, a tradição da troca dos presentes e a injeção de dinheiro extra no comércio, com o pagamento do 13º salário, são bons motivos para aguçar o instinto consumista da população. Por isso, vale a pena investir.

Porém, antes de esperar que os clientes caiam do céu, você, enquanto proprietário de qualquer empreendimento, precisa fazer a sua parte para alavancar as vendas no período. Não adianta acreditar só na movimentação do período, você precisa se mexer para aproveitar bem a oportunidade de aumentar o faturamento.

Antes de colocar qualquer ideia em prática, é imprescindível que você leve em consideração alguns fatores que podem ser de grande valia nessa sua aposta de aumento nos lucros. São eles: sortimento de produtos dentro do ramo, bom atendimento, promoções, preços atrativos e propaganda.

Dicas de como vender mais no fim e começo de ano

Foto: depositphotos

Dicas para alavancar as vendas

Não se deixe levar pela crise. Movimente-se e invista em diferenciais que possam tornar a sua empresa, mesmo que seja de pequeno porte, conhecida pelas suas qualidades. Para isso, confira as dicas que seguem:

Prepare produtos atrativos

Na maioria das vezes, a época é sempre de boa movimentação. Por isso, vale a pena preparar o seu estoque para atender a demanda. Procure dar preferências aqueles produtos que costumam ser mais vendáveis e, na medida do possível, invista em promoções e monte uma vitrine bem atrativa para os produtos.

Todos esses pontos ajudam a chamar a atenção do cliente para a sua loja, sobretudo para os produtos. É importante ressaltar que, geralmente quando uma pessoa chega para procurar um produto em específico, dependendo do atendimento e da diversidade que a loja apresentar, ele sempre acaba levando outro.

Abuse das propagandas

Sabe aquela velha história de que a propaganda é a alma do negócio? Pois bem, nos dias de hoje, ela continua mais atual do que nunca. Afinal de contas, ninguém nunca vai saber dos produtos com que você trabalha ou dos serviços que está capacitado a prestar, se não houver propaganda disso.

Além das formas tradicionais de movimentar essa área, a tecnologia proporciona outras ferramentas que também podem ser exploradas. E o melhor de tudo, de forma gratuita. As redes sociais e os grupos de mensagens instantâneas estão aí para provar isso.

Se você tiver um dinheirinho extra, vale a pena contratar uma agência de publicidade ou profissionais específicos para cuidar das suas redes sociais ou da própria conta da empresa. Investimentos nessa área nunca são demais. Ainda mais com as facilidades que essas ferramentas acabam por oferecer aos clientes, de poder ver e escolher os produtos sem sair de casa.

Atendimento personalizado

Ir a uma loja e ser atendido de forma a fazer com que o cliente se sinta especial, pode cair no gosto de muita gente. Além do contato pessoal, outra forma de investir nessa área é através das redes sociais. Se o seu produto ou empresa pode seguir essa linha, ponto para você!

Em alguns casos, dependendo dos produtos oferecidos pela loja ou empresa, o cliente pode receber tudo no celular, indo na loja apenas para efetuar o pagamento. Tudo pode ser feito pelo próprio celular. Essa é uma boa forma de agregar valor à sua loja, fazendo movimentar as vendas no período.

Se você conta com colaboradores, preste atenção na forma com que eles atendem os clientes. Investir em atendimento melhor nunca é demais. Quando possível, invista também em treinamentos, palestras e motivação. Um funcionário motivado pode render bons lucros para a empresa

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