Publicado por Tailane Paulino

Quem já precisou verificar dados e informações da Previdência Social deve ter feito a pergunta, extrato INSS: Como fazer a consulta? Nesse post você vai encontrar a resposta para essa pergunta e ainda como conseguir fazer tudo isso de maneira fácil e sem sair de casa.

Primeiramente, INSS é a sigla para Instituto Nacional de Seguro Social. O INSS é um órgão vinculado ao Governo Federal. Dessa maneira, ele é responsável pelo pagamento da aposentadoria por tempo de contribuição e outros benefícios, como auxílio doença e salário gravidez.

No entanto, é preciso contribuir com a previdência social para ter acesso aos serviços. A contribuição pode ser tanto feita pela empresa onde o trabalhador é registrado, ou de forma autônoma. Nesse caso é fixado um valor que deve ser pago por mês à Previdência.

Como o pagamento de um valor mensal, o trabalhador, que pode ser formal ou autônomo, pode ser acesso aos benefícios do INSS. Inclusive salário gravidez e auxílio doença.

Como se faz a consulta ao extrato INSS pessoa física?

A consulta do extrato de INSS para pessoa física pode ser feita de forma fácil e rápida pela internet. É necessário apenas ter em mãos o número do INSS e carteira de trabalho. Dessa maneira é possível ter informações sobre todos os registros de contribuições já feitas pelo trabalhador.

O cadastro para ter acesso aos dados é feito totalmente online, e na página é possível ter acesso a todos os dados de trabalho. Também é possível desde fazer solicitações e o acompanhamento dos resultados das perícias para o auxílio doença até o pedido de salário maternidade.

Agência do INSS

É possível consultar o extrato indo a uma agência do INSS (Foto: Reprodução | Antônio Cruz/Agência Brasil)

Caso haja a necessidade de seguir até uma agência do INSS é preciso apresentar os documentos de identificação e levar a carteira de trabalho.

Outra opção é através dos sites e aplicativos, e ainda caixas eletrônicos. Essas opções estão disponíveis para correntistas, ou seja, pessoas que têm conta corrente na Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.

Como consultar o extrato do INSS pessoa jurídica?

Também chamado de certidão negativa do INSS, o extrato do INSS para pessoa jurídica, é um comprovante de contribuição da Previdência Social. Nesse caso, o número cadastrado é o CNPJ, ou o CEI, que serve para pessoas que contribuem em nome de empresas, tenham os mesmos direitos que a pessoa física.

Veja também: Como acompanhar os depósitos do INSS e FGTS?

A consulta é feita através do site do Dataprev, em uma área específica para retirar a certidão negativa. É necessário apenas o número do CNPJ e uma senha, que pode ser solicitada no próprio site.

‘Meu INSS’: Como tirar o extrato pela plataforma

O ‘Meu INSS’ é uma plataforma online lançada em 2017, para agilizar os serviços de retirada dos extratos. Antes disso era necessário seguir até uma agência, para então solicitar uma senha que seria usada na internet.

Através da plataforma é possível fazer todo o processo sem sair de casa, inclusive o cadastro. Para isso é necessário acessar o site do serviço e clicar na opção de se cadastrar.

Após isso, será necessário preencher um campo com o número do CPF, data de nascimento e o nome da mãe. Caso todos os campos estejam digitados de maneira correta o site redireciona o usuário para outra página.

Desse modo, mais algumas informações sobre o tempo de serviço ou alguns dos locais que trabalhou podem ser solicitados. Isso serve para trazer mais segurança para o usuário.

Se, no momento da inscrição, ela não puder ser feita por algum erro ou problema no cadastro será necessário ir até uma agência para resolver a questão.

É possível consultar o benefício do INSS pelo CPF?

Após fazer o cadastro o portal do Meu INSS, só será necessário o número do CPF para ter acesso a todos os dados. O número do cadastro também serve para que a senha provisória que o sistema cria, seja editada.

Quem precisar ir até uma agência é preciso estar com um documento de identificação e a carteira de trabalho. Ela pode ser necessária na confirmação de algum vínculo empregatício.

Tirando o extrato do INSS para o imposto de renda

Alguns aposentados ou pensionistas precisam declarar o imposto de renda à Receita Federal. Por isso é importante ter em mãos o extrato do INSS. Ele é um documento onde mostra todos os valores de contribuição do ano que deve ser declarado.

O extrato pode ser retirado de forma fácil no portal do Meu INSS. Para isso é preciso apenas realizar o cadastro e procurar pela opção de retirar o extrato.

Veja também: Como são calculados os descontos de INSS e IR

Uma outra opção, para quem deseja pedir alguma revisão de valores, é verificar no site do INSS. Lá é possível ter acesso as contribuições e rendimentos de anos anteriores.

INSS

Tanto pessoa física, quanto jurídica, podem fazer essa consulta online (Foto: Reprodução | Mark Hillary / Creative Commons)

CNIS INSS? O que é isso?

CNIS é a sigla para Cadastro Nacional de Informações Sociais e é um cadastro geral do trabalhador. Nele consta todas as informações, como vínculos de trabalho e salário, além do valor de contribuição para a previdência.

O extrato do CNIS serve como uma prova das contribuições feitas pela pessoa física. Dessa maneira, ele pode ser apresentado como um documento de comprovação dos dados ao dar entrada nos benefícios, como aposentadoria. Esse documento pode ser útil para alguém que por algum motivo, não conseguir todos os documentos necessário para solicitar esses benefícios.

Uma outra utilidade do extrato do CNIS é conferir se todas as contribuições estão sendo feitas de maneira correta. Dessa forma é possível evitar problemas no futuro.

Para ter acesso a este extrato, primeiramente a pessoa jurídica deve fazer o cadastro na plataforma Meu INSS.  Lá é possível acompanhar todo o extrato e até mesmo imprimir, caso seja necessário apresentá-lo em algum lugar. Também é possível ter acesso a esse documento em qualquer agência do INSS, sendo necessário marcar um atendimento.

Para trazer ainda mais facilidade, quem possui alguma conta corrente na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil, pode ter acesso ao extrato pelos caixas eletrônicos. Também é possível verificar estes dados pelos sistemas de internet banking das instituições.

Veja tambémO que acontece se eu não pagar o INSS?

Problemas com a consulta online

As consultas dos extratos de forma online geralmente são rápidas e fáceis de serem feitas. Mas, caso ocorra algum problema de erro de dados ou alguma outra coisa que impeça o cadastro no site, será preciso ir até uma agência do INSS.

Um representante pode ser enviado, contudo, deve ser apresentada uma procuração. Além disso, é necessário um formulário de solicitação, que deve ter sido preenchido pela pessoa que solicitou o extrato.

Veja mais!