Publicado por Gabriely Araujo

Modelo

À
(empresa tal)
CNPJ: (informar)
Departamento de Cancelamentos
Ref.:

Notificação para Cancelamento de Serviços

Venho através desta NOTIFICAÇÃO DE CANCELAMENTO requerer o cancelamento imediato de meu acesso do (especificar o serviço a ser cancelado, número e referência de contrato) junto à esta empresa.

Informo ainda que não é meu interesse continuar recebendo qualquer comunicação a respeito desse serviço, propagandas ou ofertas a que título for desta empresa, seja por meio de mala direta, e-mail ou telefone.

Informo que esta notificação também está sendo enviada através de carta registrada, com aviso de recebimento.

Notifico-lhes também que qualquer envio de cobrança indevida ou envio de meu nome para firma de cobrança, corresponderá à competente ação judicial. Da mesma forma, a inclusão de débitos posteriores será devidamente impugnada.

Contrato: número tal (colocar toda referência que possa detalhar o serviço)

Atenciosamente,
(assinatura)
(seu nome completo)
CPF: (informar)
(endereço)
(cidade – UF)
(telefone)

*Copie do seu navegador até um documento de texto, preencha com seus dados e basta imprimir!

Saiba mais sobre cartas de cancelamento

Modelo de carta de cancelamento

Foto: Reprodução

É bastante comum, principalmente nos dias atuais onde estamos sempre comprando novos produtos, adquirindo novos serviços, termos que cancelar algum destes. Seja porque o valor do serviço – telefone, plano de saúde, internet, conta bancária, seguros, etc. – ficou mais caro, ou simplesmente porque não satisfaz mais as suas necessidades.

O cancelamento é uma prática muito comum, mas é necessário saber como o fazer, pois em certos casos apenas um telefonema para a central de atendimento da empresa acaba não resolvendo. Às vezes é preciso o envio de uma Carta de Cancelamento, onde o cliente explica detalhadamente o seu caso deixando assim mais garantido que o problema seja resolvido, evitando dores de cabeça futuras.

Para que não ocorra nada errado na hora do cancelamento, siga algumas dicas simples:

  • Verifique as exigências da empresa em questão no que se trata de cancelamento dos seus serviços: Cada empresa possui sua própria conduta de cancelamentos. Algumas exigem aviso prévio de 60, 30 dias, outras já são mais flexíveis. É importante informar-se sobre se a empresa costuma cobrar multa rescisória caso o contrato seja cancelado antes do período nele estabelecido para a prestação do serviço.
  • Certifique-se de que está mandando a carta de cancelamento para o local e para a pessoa correta: O extravio ou mau direcionamento da carta não podem servir de desculpa para que o cancelamento não seja efetivado ou para o não recebimento da mesma.
  • Coloque todas as informações necessárias na carta: Para evitar atrasos no cancelamento e possíveis aborrecimentos, tenha certeza de que colocou todos os dados necessários e requisitados pela empresa para que o cancelamento seja efetivado.
  • Data de cancelamento: É importante que fique claro na carta a data para que o cancelamento seja efetivado, para que o cliente não tenha que pagar mais uma ou duas mensalidades mesmo após o envio da carta. Portanto, deixe o mais claro possível todos os seus interesses, datas, motivos.
  • Segunda via: A carta de cancelamento é um documento como outro qualquer, ela é a prova de que o cliente requisitou o cancelamento junto à empresa, portanto, é interessante que sejam impressas duas vias, sendo uma mantida em poder do cliente para possíveis usos futuros.
  • Honestidade: Muitas vezes pensamos que para cancelarmos um serviço é preciso uma justificativa, mas nem sempre é assim. Se você simplesmente não encontra-se mais satisfeito ou interessado nos serviços de tal empresa, seja honesto e diga que já não há mais interesse em manter o contrato.

Veja mais!