Ao adquirir um produto com defeito ou solicitar um serviço e não vê-lo ser feito como combinado o mais recomendado é fazer uma reclamação por telefone, pois ele facilita uma resposta imediata que solucione ou amenize o problema, mas e quando parece impossível resolver por telefone? Nesse caso você pode optar por fazer uma carta de reclamação.
Modelo de carta
Remetente:
Wanessa Juliana de Lima
Rua dos Pardais, nº 07, Bairro Nossa Senhora das Dores
000.000-000 Caruaru/PEDestinatário:
ELETRONICS MMG LTDA.
Rua da Maré, nº 05
0000-000 Recife/PE
Caruaru, 12 de Junho de 2013.
Assunto: computador entregue com estragos aparentesExmo(s). Senhor (es),
No último dia 04 de Junho, dirigi-me ao seu estabelecimento, situado na Rua da Maré, nº 05, como endereçado, a fim de comprar um computador. Após escolher o modelo que me interessou, solicitei que a mercadoria fosse entregue na minha casa. Para tanto, assinei a nota de encomenda e paguei a taxa para que fosse realizado o serviço. No dia 10 do mesmo mês, foi-me entregue o computador encomendado, no entanto, após ligar o aparelho na tomada constatei que o mesmo fazia barulhos estranhos e apesar de ligado continuava com a tela escura.
Diante deste fato, recusei o computador e solicitei que me fosse enviado outro exemplar em excelente estado, o que faria jus ao valor já pago. Entretanto, até a presente data continuo à espera.
O atraso na resolução do problema vem ocasionado vários transtornos ao meu cotidiano. Por este motivo, demando que outro computador de mesma marca e modelo seja entregue, sem falta, dentro de 3 dias úteis. Caso contrário, anularei a compra e exijo o dinheiro do pagamento de volta.
Sem mais,
Wanessa Juliana de Lima.
Anexos: fotocópias da nota fiscal de compra e do recibo da taxa de entrega.
*Copie do seu navegador até um documento de texto, preencha com seus dados e basta imprimir!
Para que se usa?
A carta de reclamação é muito utilizada pelas empresas, pois por meio dela se faz uma reclamação formal, que pode até ser usada como prova em uma ação judicial.
É recomendado que ela seja redigida no computador, para evitar possíveis erros e facilitar a leitura. Se possível entregue em mãos e faça duas vias: uma deve ser entregue ao destinatário e a outra deve ser assinada (e carimbada, caso seja um empresa) pela pessoa que recebeu a carta e que precisa também colocar a data do recebimento.
No geral a carta de reclamação possui um discurso argumentativo, pois visa convencer o interlocutor a agir buscando soluções para o problema citado. Os principais itens da carta são: Identificação do remetente, identificação do destinatário, data e local, assinatura e corpo da carta.
Se necessário você pode também colocar anexos na carta, como fotos que mostram o problema, e documentos.
Cuidados
É necessário cuidado na hora de escolher para quem será enviada a carta, uma vez que muitos problemas não são resolvidos porque muitos enviam as reclamações para uma pessoa que não pode resolver o problema citado. Então é preferível enviar a carta para as pessoas que ocupam os cargos mais altos da empresa que está envolvida no caso.
Dicas para sua carta de reclamação
É importante que você seja educado, e que reflita antes de mandar a carta: “Eu tenho alguma culpa nesse acontecimento?” Pois é importante responsabilizar a empresa apenas pelo que cabia a ela. Cite também que tentou contato de outras formas e termine dando uma sugestão de como o problema pode ser resolvido, dizendo se prefere outro produto, adiamento no pagamento, ressarcimento, etc.