Publicado por Pollyana Batista

Aprender a fazer um plano de negócios é fundamental para quem quer ter um empreendimento de sucesso.

Ele é o primeiro passo para montar todos os cenários para o desenvolvimento do seu projeto com segurança.

Um plano de negócios bem estruturado é capaz de oferecer êxito à sua iniciativa. Veja o modelo disponibilizado pelo Sebrae, o Serviço Social Autônomo Brasileiro e inspire-se.

Modelo de plano de negócios

Para fazer um modelo de plano de negócios é preciso atender 4 passos

O plano de negócio serve para guiar o empreendedor antes do investimento (Foto: depositphotos)

Primeiro passo: análise de mercado

O primeiro passo descrito pelo Sebrae para montar um modelo de plano de negócios é fazer uma análise de mercado. Isso nada mais é do que saber quem são os clientes, concorrentes e fornecedores.

Além disso, nessa análise de mercado é preciso saber quais são os produtos e serviços que você vai oferecer no seu negócio.

Na parte de análise dos clientes é fundamental você esclarecer as seguintes questões: onde ele mora, como se comporta e o que ele busca no mercado. Para lhe ajudar nessas respostas, você pode elaborar entrevistas ou questionários e aplicá-los.

Veja também: Como fazer para elaborar um bom plano de negócios

Segundo passo: custo-benefício

Agora que você já sabe quem é e quais são os hábitos do seu público-alvo, é hora de decidir quais são as características do seu produto. Por exemplo: você vai preferir um produto de qualidade ou de bom custo-benefício?

Terceiro passo: sistema operacional

A parte de plano de negócios que trata do operacional deve responder as seguintes perguntas: onde a empresa vai funcionar? Do que vai precisar para isso?

Outra informação que deve conter no modelo de negócios no campo operacional é estimar quantos clientes ele vai poder atender e de quantos funcionários vai precisar para atender a demanda.

Veja também: Importante! Saiba como identificar quando o seu negócio não vai bem

Quarto passo: recursos financeiros

De nada adianta planejar se não tiver o dinheiro para executar. Por isso, dentro do modelo de negócios é preciso ficar bem claro de onde virá o investimento para a empresa e uma estimativa bem real deve deixar claro quais serão as despesas, receitas, capital de giro, fluxo de caixa e previsão de lucro.

Outro item importante é saber quanto de investimento em infraestrutura, máquinas, pessoal e matéria-prima será necessário para começar e manter o projeto em pleno funcionamento.

Nesse item não esqueça de nada: alugueis, reformas, carros, energia, água, IPTU e tudo que envolve o espaço onde vai funcionar a empresa e as despesas fixas para manter o negócio.

Por fim, queremos finalizar esse artigo sobre modelo de plano de negócios salientando a importância de compartilhar suas experiências e conhecimento com outras pessoas. Se for preciso, matricule-se em um curso ou pesquise na internet cases de sucesso e boa sorte!

Veja também: Saiba como abrir uma franquia, quais as melhores e se esse tipo de negócio vale a pena

Veja mais!