Publicado por Natália Petrin

Se sua empresa conta com um produto ou serviço muito bom, mas as vendas continuam baixas, é possível que a falha seja a proposta comercial. Trata-se da forma como o produto ou serviço é apresentado e como o cliente percebe o que ele está contratando e o valor que terá que pagar.

Assim como um preço equivalente ao produto ou serviço, a proposta comercial também tem papel essencial, assim como o atendimento especial e o portfólio da empresa. Confira abaixo um modelo de proposta comercial que pode ser seguido com algumas adaptações ao seu produto. 

Modelo

Modelo de proposta comercial

Foto: depositphotos

MODELO DE PROPOSTA COMERCIAL

Apresentamos nossa proposta para prestação dos serviços objeto da presente licitação Pregão, na Forma na Forma Eletrônicanº 004/2008 acatando todas as estipulações consignadas no respectivo Edital e seus anexos.

PREGÃO NA FORMA ELETRÔNICA Nº 004/2008 

TERMO DE REFERÊNCIA DO OBJETO 

  1. – OBJETO : A presente licitação tem como objeto a aquisição de Medicamento para a Secretaria Municipal de Saúde, com as características descritas abaixo:
ItemQtdEmbDescrição do objeto – Processo 2950252/2007UnitárioValor Total
120UND

Ampolas de 10ml de metacrilato/ alquilamida (PMMA)-esfera de polimetilmetacrilato com diâmetros entre 30 e 50 micra em geral (C.G.H.M) na concentração de 30%, via de administração injetável (gel injetável, desenvolvido para promover a correção definitiva de rugas, depressões e outros defeitos da pele em diversas partes do corpo. Produto biocompatível, sem componente animal, sendo um preenchedor permanente que produz resultados imediatos e prolongados).

–          Aprovado pela Anvisa;

–          Prazo de validade do medicamento 12 meses com garantia de troca

400,008.000,00
TOTAL 8.000,00

CONDIÇÕES GERAIS

A proponente declara conhecer os termos do instrumento convocatório que rege a presente licitação.

PRAZO DE GARANTIA

A garantia deverá ser de mínimo 12 (doze) meses, a contar do recebimento definitivo do objeto pela Contratante.

LOCAL E PRAZO DE ENTREGA

De acordo com o especificado no Anexo 01, deste Edital. 

Obs: No preço cotado já estão incluídas eventuais vantagens e/ou abatimentos, impostos, taxas e encargos sociais, obrigações trabalhistas, previdenciárias, fiscais e comerciais, assim como despesas com transportes e deslocamentos e outras quaisquer que incidam sobre a contratação.

VALIDADE DA PROPOSTA COMERCIAL

De no mínimo, 90 (noventa) dias contados a partir da data da sessão pública do Pregão.

 local e data

Como fazer uma proposta comercial?

A proposta comercial pode ser feita de forma atrativa para os clientes em potencial. Para isso, deve ser elaborada de forma criativa: se ele procurou sua empresa por um determinado produto ou serviço, na proposta, coloque outros pacotes que possam interessá-lo e trazer também maior fidelidade.

Outra coisa interessante de se fazer é usar a proposta como forma de substituição ao contrato, mas isso em negociações pequenas. Isso será muito bom para economizar o seu tempo e o tempo de seu cliente, mas é essencial que todos os dados essenciais ao contrato estejam presentes na proposta comercial, como dados referentes ao prazo e às condições de pagamento, por exemplo.

Use termos simples, sem termos técnicos: é importante que o cliente entenda o que e por que está contratando determinado serviço ou optando por determinado produto, mas sempre atente para que nunca faltem informações.

Coloque um contato específico na proposta, de forma que ele, ao aprovar a sua proposta comercial, não tenha que gastar muito tempo no telefone geral da empresa para conseguir fechar o contrato. Coloque o contato do vendedor, por exemplo, e-mail, celular, Skype, entre outros.

Você pode usar ainda uma técnica bastante conhecida como CTA, Call to action, ou ainda Chamada para a ação. Essa ferramenta é bastante usada no marketing, de forma a estimular o cliente a realizar a ação desejada. Isso pode, por incrível que pareça, fazer muita diferença na proposta e na hora da aceitação. Use, ao final da proposta, um comando, algo como “Aproveite as condições promocionais ligando agora para (xx) 0000-0000 e faça seu pedido!”.

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