Publicado por Wanessa Galvão

Na escola é comum professores fazerem avaliações sobre o comportamento do aluno através do Relatório Individual de Aluno. Isso serve para que eles possam acompanhar e verificar se o desenvolvimento dele está de acordo com a faixa etária na qual ele se encontra e se aconteceram mudanças drásticas.

Quando essas avaliações são organizadas de uma maneira mais formal nasce o relatório individual do aluno, que muitas vezes é arquivado na escola, junto da documentação de matrícula e notas, ou é enviado para os pais da criança, para que ele fique ciente do que anda se passando na sala de aula.

Modelo pronto

CASA ENCANTADA CENTRO DE EDUCAÇÃO – MATERNAL A 1º/9
EDUCAÇÃO INFANTIL – 1º SEMESTRE
EVOLUÇÃO DO (A) ALUNO ( A) NO CONTEXTO ESCOLAR
SARA PEREIRA MARTINS

Seu processo de adaptação à nova turma foi tranquilo uma vez que continuou com a mesma turma e a mesma professora. Seu convívio com os demais adultos presentes na escola é excelente. Relaciona-se muito bem com todos os colegas. É uma criança muito tranquila, independente e criativa sendo muito organizada com seu material individual e coletivo.
Respeita as regras e combinados (da escola e da sala de aula). Tem um ótimo comportamento. Participa de todas as atividades propostas com prazer. Em alguns momentos apresenta timidez. É assídua e pontual.

Revela habilidades motoras, coordenação motora fina, sequência lógica, percepção visual e capacidade de análise adequados à sua idade.

Quanto à assimilação e fixação dos conteúdos é excelente, independente e realiza todas as atividades. Apresenta atenção e concentração em sala de aula e é participativa.

Faz leitura de palavras, frases e pequenos textos assim, como o registro dos mesmos, sem auxílio da professora. Séria e classifica objetos. Reconhece e registra os numerais fazendo o uso adequado dos mesmos no dia a dia.

Participa com interesse dos projetos interdisciplinares, têm noção de si mesma, família, escola, alimentação e profissão.

Professora Luziane Nonato Pereira
Junho de 2013

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O relatório – Como fazer

Modelo de relatório individual de aluno

Foto: Reprodução

Cada escola determina a frequência em que deve ser feito o relatório, por isso ele pode ser Bimestral, semestral ou anual. Exige-se que o professor tenha feito o acompanhamento da sala desde o começo do período, para falar com conhecimento verdadeiro sobre as crianças. O acompanhamento da realização das provas e trabalhos é importante para ter noção da evolução da criança. E saber se as habilidades desenvolvidas dentro de sala foram adequadas, respeitando o ritmo de cada criança.

O que deve ter

O relatório deve constar a avaliação sincera da professora sobre os avanços, existentes ou não, do aluno em relação ao que era esperado dele. Deve-se citar se o conteúdo foi assimilado no tempo desejado, quais as possíveis limitações da criança e no que os pais podem ajudar. É importante enfatizar os pontos fortes do aluno, suas vitórias durante o período, e não apenas os pontos em que ele deixou a desejar. Mostrar o quanto ele progrediu e não apenas o que ele não conseguiu realizar.

Deve-se dar destaque também ao desenvolvimento sócio-afetivo: falar sobre as características que a criança está desenvolvendo, se ela é tímida, solidária, se participa bem nas aulas, se consegue se posicionar de maneira adequada perante outras crianças. E também fazer referência ao relatório anterior, para que seja mantida a noção de continuidade.

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