Publicado por Pollyana Batista

Você já ouviu falar em método QEMP? É uma metodologia que une educação, empreendedorismo e comportamento humano. Ela nasceu em 2015, em uma empresa de tecnologia educacional, a Clinton Education de Nova York, nos Estados Unidos. Na prática, o QEMP ajuda a identificar habilidades e potenciais na área dos negócios.

De acordo com o site especializado, o QEMP “apoia na desconstrução de crenças sobre os desafios do empreendedorismo; engaja clientes, coachees e mentorados em programas de desenvolvimento em Empreendedorismo e Favorece o autodesenvolvimento e automotivação”.

Método QEMP e seus pilares

Ela acontece baseada em seis pilares: aderença, recursos, dinâmica do mercado, controle e planejamento, experiência e perfil do empreendedor. Isso tudo atrelado a quatro dimensões: a relacional, processual, inovador e analítico.

O site afirma que essas divisões são essenciais para explorar “de forma clara as oportunidades de aprendizagem e permitem estruturar programas de desenvolvimento personalizados, sejam individuais ou em equipes”.

Uma das razões para que muitas pessoas estejam aderindo ao QEMP é que o empreendedorismo em si já é um campo de estudo muito novo. Com isso, uma série de conceitos precisa de uma abordagem coerente sobre marketing, direito, finanças, recursos humanos e outros tipos de operações.

Veja também: Veja dicas de como tornar o seu negócio mais atrativo e rentável

Outra vantagem é que independe do estágio no qual a empresa esteja inserida, ela consegue tirar bons proveitos do método QEMP. Ela vai auxiliar tanto o jovem inexperiente, como profissionais carimbados.

Benefícios da metodologia

Segundo o site qemp.com.br, um dos maiores benefícios da metodologia é que aprendizagem é autodirigida, isso significa: “que a estrutura do QEMP tem como base as melhores práticas que facilitam a entrada e desenvolvimento de pessoas no empreendedorismo”.

A certificação da metodologia QEMP já impactou milhares de pessoas ao redor do mundo. Profissionais das mais respeitadas companhias já participaram do treinamento e comemoram bons resultados na sua aplicabilidade.

Veja também: Os primeiros passos para criar o próprio negócio

Alguns especialistas brasileiros de grandes empresas já adotaram a metodologia QEMP como “profissionais da Fundação Getúlio Vargas, Embraer, Sebrae, Pepsi, Prefeitura de Fortaleza, Insper, Google Campus, entre dezenas de outras instituições”.

As principais funcionalidades do QEMP são as possibilidades de: diagnosticar os pontos fortes e as áreas de melhorias do projeto empreendedor; ajudar a tomada de decisões e montar um plano de desenvolvimento; aumentar a eficiência do negócio e integração dos sócios.

Veja também: Como identificar quando o seu negócio não vai bem

Veja mais!