Publicado por Tailane Paulino

Você sabe o que é um projeto político pedagógico? Nesse post você vai descobrir o que é, para que serve e qual a importância dele para a administração escolar.

Antes de mais nada, é preciso saber o que é um projeto político pedagógico ou PPP. Isso nada mais é do que um plano de ação obrigatório para todas as escolas brasileiras desde 1996.

Esse projeto é bastante conhecido no meio acadêmico, mas pode deixar algumas pessoas com dúvidas sobre o que ele deve apresentar. Nesse post você vai ver tudo isso e ainda ter acesso a um modelo que você pode seguir para fazer o seu PPP.

O que é um projeto político pedagógico?

Um projeto político pedagógico, também chamado pela sigla PPP, é um modelo de ação. Ele deve ser feito por todas as instituições de ensino brasileiras. O PPP é obrigatório para todas as escolas desde 1996, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ou LDB.

Isso faz com que muitas pessoas vejam o projeto como apenas mais uma obrigação. Contudo, ele é de extrema importância para o crescimento e alcance das metas estipuladas para a unidade de ensino.

Nele devem constar obrigatoriamente todas as metas e desejos que se tem para a comunidade escolar. Qual a proposta curricular da unidade, ou seja, o que será ensinado e como isso será feito.

Além de falar sobre como será a ação do corpo docente em tudo que diga a respeito a comunidade escolar e quais serão as ações da direção para que tudo saia de acordo com o plano.

Flecha no alvo

O projeto político pedagógico é um guia para toda a comunidade escolar (Foto: depositphotos)

Dessa forma, um projeto político pedagógico é um guia para toda a comunidade escolar. Essa comunidade não se resume apenas ao corpo docente, mas aos alunos, pais e todos que estiverem inseridos no contexto escolar.

Para que serve?

Um PPP serve para guiar toda a comunidade escolar em todos os aspectos do dia a dia. Assim, conhecendo a realidade do ambiente onde ela está inserida, é possível traçar um plano de ação mais eficiente, conseguindo dessa forma maximizar a experiência de aprendizado dos estudantes.

Isso só é possível através da elaboração de um projeto político pedagógico que traga todas as informações sobre a comunidade.

Dessa forma, ele serve como um guia a ser seguido para a realização de todas as tarefas do ambiente escolar. Por fim, ele explica o porquê e para que serve a existência daquela unidade ensino. Usando para isso dados e informações sobre a região onde se encontra.

Modelo de projeto político pedagógico

Falando dessa forma o PPP pode parecer algo complicado de ser feito. Contudo, seguindo algumas dicas, o projeto poderá ser feito em pouco tempo e de maneira fácil.

Antes de tudo é preciso ficar atento às informações que obrigatoriamente devem estar presentes no projeto. São elas que enriquecem e dão uma base sólida para a construção do plano de ação de ensino.

Por isso é importante que o documento traga a identificação da escola, a missão, o contexto das famílias dos estudantes e dados sobre aprendizagem da região. Fora isso é preciso informar quais os recursos disponíveis, as diretrizes pedagógicas e o plano de ação que será montado para se atingir os objetivos.  

Dito isto, trouxemos um modelo de estrutura e do que deve constar em cada ponto do plano político pedagógico. O que foi apresentado a seguir é um modelo básico e pode ser usado para a montagem de qualquer PPP.

Veja tambémGestão de projetos: Conceito e informações importantes

1- Dados de identificação

Essa é a parte inicial do projeto político pedagógico e deve apresentar toda a identificação da escola. Sendo assim é preciso informar o nome da unidade de ensino ou seja qual a entidade mantenedora, se ela é de responsabilidade do estado, do município ou de alguma instituição religiosa.

Logo depois é necessário informar qual o grau de ensino da unidade, além do endereço e município onde ela se encontra.

Apresentação e caracterização da escola

Aqui é feita apresentação mais completa da unidade de ensino. Nesse ponto são informados a data de fundação da escola, quantidade atual de alunos além das taxas de aprovação e reprovação dos estudantes.

Outra coisa que deve ser mostrada nesse ponto é qual os métodos de ensino usados e se algum dos alunos possui necessidades especiais e o que a escola faz para supri-las.

Por fim, é necessário também informar qual o perfil socioeconômico e familiar dos alunos matriculados na escola.

Justificativa

Na justificativa é falada qual a missão da unidade de ensino dentro da comunidade onde está inserida. Nesse ponto também é repassado o que a escola espera que os seus alunos entreguem para a sociedade após saírem da unidade de ensino.  

Diagnóstico da realidade

No diagnóstico de realidade é feita uma análise da situação financeira e estrutural da unidade de ensino. Isso serve para conhecer melhor as dificuldades enfrentadas e assim conseguir montar um plano de ação mais completo, que consiga suprir as necessidades.

Outro ponto interessante é fazer uma análise do contexto familiar dos estudantes. Pois isso é algo que interfere diretamente na forma de aprendizado dos alunos. Ter essa contextualização serve para traçar o melhor método de ensino para aquela região.

Visão de educação

A visão de educação é um ponto importante do projeto. Aqui deve ser informado sobre a visão de futuro que a escola possui. Não apenas para os alunos, como também para toda comunidade onde ela está inserida.

Essa parte é importante pois mostra os desejos pelos quais a escola trabalha. Dessa forma, fica mais fácil de se conseguir o envolvimento de toda a comunidade na busca desses objetivos.

Tendências pedagógicas

Em tendências pedagógicas é explicado qual a matriz pedagógica ou o método de ensino que foi ou será adotado pela escola. Os métodos são importantes e sempre levam em consideração as informações como o grau de aprendizagem e aprovação dos alunos.

É importante apresentar esses dados a nível regional a fim de dar embasamento para a escolha. É importante também não se ater apenas ao método coletivo como também ao individual. Isso é explicar qual método será aplicado em estudantes com necessidades especiais ou que por algum outro motivo não consigam acompanhar o ritmo normal das aulas.

Filosofia da escola

A filosofia da escola nada mais é do que o conjunto de ideias e atitudes que devem ser seguidas por todos os membros do corpo escolar. Só para exemplificar, o comprometimento de todos em criar uma sociedade mais justa e uma comunidade escolar livre do bullying, pode ser classificado como uma filosofia.

Para que esse desejo se torne realidade todos os participantes devem estar engajados e acreditarem no mesmo objetivo.

Alunos com livros

A projeto deve ser elaborado com a participação de toda a comunidade escolar (Foto: depositphotos)

Objetivos

Os objetivos são divididos em duas partes. O geral, onde se fala de maneira concisa qual o objetivo principal que se deseja alcançar em um determinado período de tempo.

E os objetivos específicos, que é onde é informado tudo o que será ou deverá ser feito para que se atinja o objetivo geral.

Vale sempre lembrar que os objetivos devem ser escritos de maneira direta e sempre com o verbo no infinitivo. Dessa maneira, eles devem sempre ser neutros sem indicar qualquer característica de data ou local de realização.

Proposta metodológica

Na proposta metodológica deve ser explicado, com detalhes, qual o método de ensino adotado. A diferença entre esse e as tendências pedagógicas é que aqui é preciso apresentar os dados que irão servir de embasamento para a escolha.

Dessa forma, é preciso ter em mãos dados sobre aprendizado e alfabetização. Não apenas a nível municipal como também de toda a região onde fica localizada a escola. Isso serve para se ter uma base sólida sobre quais as limitações do local e assim se ter um melhor embasamento a respeito de como montar a metodologia de aprendizagem mais eficiente.

Outros pontos importantes e que devem constar nessa parte do projeto é montar o perfil de aluno que a escola deseja formar e o que ela espera que ele entregue para a sociedade.

Veja também: Como fazer para elaborar um bom plano de negócios

Metas e ações

As metas são tudo o que a escola deseja alcançar em um determinado período de tempo, que pode ser um ano letivo, só para exemplificar.

Já as ações são o que será ou precisa ser feito durante este período para se atingir as metas estabelecidas. Portanto é importante que os dois pontos estejam alinhados e sejam coerentes com a realidade escolar. Isso deve ser feito sempre levando todas as limitações que já foram apresentadas no projeto em consideração.

Avaliação

Em avaliação deve ser explicado como é a feita a avaliação de aprendizagem e análise dos resultados dos alunos que são matriculados na instituição.

Do mesmo modo é preciso explicar qual o método que é usado para apresentar essas avaliações e como é feita a recuperação dos alunos que não conseguem atingir a meta estipulada.

Outro ponto importante é a explicação de como é feito o controle de frequência e organização de toda a documentação referente a escola.

Conclusão

A conclusão é a parte final e serve apenas como um fechamento de todo o projeto político pedagógico. Ela deve ser condizente com todo o corpo do trabalho e ser curta e concisa.

Tendo assim apenas as informações essenciais para a finalização e entendimento do projeto.

Por fim é importante também adicionar as referências ou seja, as obras e dados que foram usados durante a construção do PPP.

Quem faz?

O projeto político pedagógico deve ser feito de maneira conjunta por toda a comunidade escolar. Em alguns locais é comum a montagem de um comitê, que deve ser formado por membros de todos os setores essenciais que serão os responsáveis pela caracterização e elaboração do PPP. A execução, no entanto, deve ser de responsabilidade de todos que fazem parte daquele ambiente.

Também é possível fazer a contratação de especialistas em educação. Esses profissionais irão fazer uma análise completa e assim traçar o melhor perfil educacional para aquele ambiente.

Para isso a gestão da escola pode organizar reuniões para escolher os representantes de cada setor. Esses representantes são as pessoas que ficarão responsáveis por traçar o projeto para a unidade de ensino.

O resultado final deve passar ainda por uma pessoa especializada, já que pode ser preciso fazer algumas correções. Isso é necessário para que o projeto apresente um padrão de qualidade que faça jus as propostas apresentadas.

Qual a importância do PPP para a escola?

A importância do projeto político pedagógico não deve se restringir a apenas uma obrigação de apresentação. Isso porque esse projeto serve como guia para se conseguir os objetivos que se deseja para o futuro da unidade de ensino.

Dessa forma, ele deve ser divulgado e aceito por toda a comunidade que faz parte direta e indiretamente da comunidade escolar. Apenas assim é possível garantir um engajamento de todos em atingir as metas para o futuro.

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