Publicado por Pollyana Batista

Você já percebeu que muitas embalagens de produtos agora vêm com uma espécie de quadrado, cheio de outros quadradinhos dentro, que parecem mais um labirinto? Isso é o que chamamos de QR Code. Já ouviu falar?

Na prática, é uma espécie de novo código barras. Lembra daquelas faixas juntas uma das outras com vários números pequenos abaixo? Pois é, ele se modernizou e agora já existe o QR Code, um modelo em 2D, que pode ser lido tanto na horizontal como na vertical.

QR Code: O que é, funcionamento e como se faz um

Foto: depositphotos

Como surgiu?

O QR Code foi uma invenção japonesa. Inicialmente, ele era utilizado por uma indústria de carros para catalogar suas peças. Isso foi na década de 90, precisamente em 1994. Quase 10 anos depois, em 2003, eram lançados os primeiros aparelhos celulares com a tecnologia com câmera, capazes de identificar imagens.

Como funciona?

O QR Code não substitui o antigo código de barras, pois a funcionalidade de cada um ainda é diferente. Por exemplo, o código tradicional tem vínculo com a maioria dos softwares de vendas, o que facilita bastante na hora de passar os produtos no caixa. Ele identifica valor e transmite direto para o sistema.

Já o QR Code é mais utilizado como um recurso de marketing ou publicidade, que trabalha com a realidade aumentada. Isso significa que ele é uma espécie de bônus, que traz para o consumidor uma coisa a mais. A ideia é que o QR Code desperte a curiosidade do cliente para que busque descobrir o que tem por trás do quadradinho nas embalagens.

Mas não é só isso. Esse tipo de código tem sido muito utilizado como dispositivo de segurança. Os bancos o utilizam bastante para liberar transações e pagamentos.

E o melhor: qualquer pessoa pode criar um QR Code, pois é um código livre. Você só precisa entrar no site qrcode.kaywa.com, colocar seu número de telefone e site para link e ter o seu código QR.

Qualquer pessoa pode ler um QR Code?

Enquanto o código de barras comum só pode ser interpretado por máquinas e sistemas do próprio comerciante ou fabricante, o QR Code pode ser lido por todos aqueles que dispõem de um celular com câmera e um aplicativo que faça a leitura.

A ferramenta pode ser utilizada de diversas maneiras e das formas mais criativas. Muitas promoções funcionam assim e algumas pessoas recorrem ao código para direcionar seus leitores ou clientes para websites ou blogs do interesse do fabricante ou da marca.

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