Publicado por Pollyana Batista

Foi-se o tempo em que guardar dinheiro no colchão era a única alternativa. Os bancos no Brasil se desenvolveram bastante e praticamente a maior parte dos municípios já conta com opções entre instituições bancárias privadas e públicas.

Elas prestam inúmeros serviços financeiros aos cidadãos, em contrapartida, cobram taxas por isso. Você já tem ou quer abrir uma conta bancária? Saiba agora as principais diferenças entre os dois tipos mais comuns: a poupança e a corrente.

Conta corrente

A conta corrente é a modalidade mais comum para pessoas físicas, maiores de 18 anos, que querem fazer movimentação de depósitos, saques, pagamentos, entre outras operações.

A diferença entre conta corrente e conta poupança

Foto: depositphotos

Quando você abre uma conta corrente assina um contrato no qual são estipulados os tipos de serviços aos quais você terá acesso, além dos custos para mantê-la. Veja alguns benefícios da conta corrente:

Cartão de débito: esse tipo de cartão é fornecido dias depois da abertura oficial da conta corrente. Ele vem impresso com o nome do titular e os dados bancários e serve para fazer saques e depósitos em caixas eletrônicos ou ainda fazer pagamentos de compras com o cartão somente inserindo uma senha pessoal que desconta automaticamente do saldo. É como se fosse uma compra à vista, só que com o ‘dinheiro de plástico’, como é apelidado por muitos.

Cartão de crédito: como o próprio nome já diz, esse tipo de cartão tem um limite mensal no qual o cliente bancário pode fazer compras e pagar somente no dia do vencimento, ou seja, é uma espécie de pagamento a prazo. Ele também pode ser parcelado, muitas vezes mediante a juros.

Internet banking: com esse tipo de habilitação, o cliente pode fazer muitas transações pela internet. Isso facilita o atendimento, pois é possível fazer transferências, pagamento e consultas pelo computador ou por meio de aplicativos no próprio celular.

Caixas eletrônicos: esses equipamentos estão à disposição das pessoas que possuem contas, mas não querem enfrentar um fila no atendimento presencial das agências. Grande parte dos serviços pode ser feita por eles: depósitos, saques, transferências, pagamentos, consultas até empréstimos.

Cheque: é uma espécie de ordem de serviço nominal que é realizada por meio de um talão com folhas a serem preenchidas com o valor e prazo para ser descontado da conta do titular. É muito utilizado para fins comerciais.

Débito automático: uma facilidade que pode vir junto com a conta corrente é a possibilidade de o cliente agendar determinados tipos de pagamentos automáticos. Por exemplo, o valor do consumo de luz da sua casa pode ser descontado todo mês da sua conta corrente, desde que esteja autorizado o débito automático para tal.

Poupança

A caderneta de poupança é para aqueles que querem guardar dinheiro e não movimentá-lo. Veja algumas das vantagens:

Rendimento: é o maior diferencial da poupança. Quando você deposita o dinheiro, ele rende um percentual ao mês. Apesar de baixo, para quem almeja segurança, é uma das boas opções. Alguns bancos atrelam alguns benefícios ligados à conta poupança e, em geral, ela pode até vir acompanhada de alguns serviços da conta corrente, como cartão de débito, que é o mesmo que serve para consultas, depósitos, saques, etc.

Veja mais!