Publicado por Pollyana Batista

Com a tecnologia em alta, os bancos aderiram de vez à digitalização. Tanto que existem modalidades de serviços que funcionam somente no mundo virtual: conheça agora a conta digital e saiba as principais diferenças entre ela e a conta corrente comum.

Na conta corrente comum, o usuário paga tarifas por mês e tem direito aos seguintes serviços: talão de cheques, cartões de crédito, de débito, saques, extratos, saldos, pagamentos e transferências entre contas do mesmo banco ou banco diversos, empréstimos, atendimento personalizado, entre outros serviços. O mesmos serviços descritos acima valem, porém em quantidades reduzidas, para a conta de serviços essenciais, que é gratuita.

Como funciona uma conta corrente digital

Já a conta corrente digital, como o próprio nome já diz, prioriza os serviços online e eletrônicos. Por exemplo, o usuário dessa modalidade, não tem direito ao atendimento gratuito presencial no banco escolhido. Qualquer serviço presencial vem acompanhado de uma taxa pelo dispêndio.

Os serviços disponíveis da conta corrente digital na maioria dos bancos são: extratos, saques, pagamentos, transferências e cartões de crédito e débito. A maioria diferença entre ela e a conta tradicional é a ausência do talão de cheques e do atendimento presencial. Ambos podem ser adquiridos mediante pagamento de taxas extras.

Em compensação, diversos canais digitais estão disponíveis para o cliente que pode acessar sua conta do celular, computador, tablete, caixas eletrônicos e telefone.

Qual a melhor? Veja a diferença entre conta corrente comum e conta digital

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O que é preciso saber antes de abrir uma conta digital

O limite de transações vai variar de banco para banco e é fundamental fazer a consulta antes de aderir a qualquer um dos tipos de conta. Outra atividade imprescindível é ler todo o contrato para evitar eventuais contratempos com cobranças de tarifas das quais você não tenha conhecimento.

Algumas contas também oferecem limites de crédito que podem ser contratados nos próprios terminais eletrônicos mediante algumas consultas ou automaticamente. Lembre-se de observar as taxas de juros embutidas nas transações.

Vantagens e desvantagens da conta corrente digital

Vitor Nagata, do Blog do Investidor, faz uma lista das vantagens de ter uma conta digital. Uma delas é a que já falamos por aqui, a ausência de taxas. Elas só são cobradas por serviços presenciais. Outras características são exaltadas pelo especialista, como tempo e praticidade, controle da movimentação online, conveniência, segurança e uma grande sacada: prejuízo quase zero quando há uma greve dos bancários em andamento.

Por essas e outras questões, a conta digital é muito mais prática do que a conta corrente comum. Entretanto, há situações nas quais você precisa ter um relacionamento mais direto com o banco e se faz necessário uma conta mais tradicional. Se for o seu caso, você também pode habilitar sua conta comum para ter acesso aos principais serviços pela internet.

Veja mais!