Publicado por Pollyana Batista

Ao comprar um carro zero, você deve saber que é preciso regulariza-lo junto aos órgãos competentes. Isso vai garantir mais segurança para você e também contribuirá para um trânsito mais seguro. Você sabe como e quanto é o emplacamento de veículo zero no estado de Minas Gerais? Descubra agora.

De acordo com o Detran-MG, para fazer o primeiro emplacamento de um carro novo não é preciso fazer uma vistoria antes.

Porém, se o veículo passou por alguma transformação das características originais depois que saiu da loja (como viaturas policiais, ambulâncias, táxis, transporte escolar etc) ele deve passar por vistoria.

Somente depois que você estiver com o registro do carro zero feito pelo Detran-MG, deve procurar uma loja autorizada pelo órgão para fabricação das placas.

Com as placas em mãos, você volta para o Detran-MG para fazer a selagem das mesmas. O primeiro emplacamento de um carro zero em Minas Gerais custa R$ 159,32.

Quando o veículo deve passar por vistoria?

O custo do emplacamento de veículo zero em MG pode ter variações

O Detran de Minas recomenda o emplacamento imediato (Foto: Reprodução | Campo Grande News)

Se o carro for alienado, a nota fiscal deve informar isso e o veículo deverá ser registrado pelo banco financiador no Sistema Nacional de Gravames (SNG).

O estado de Minas Gerais determina que o emplacamento seja imediato, ou seja, assim que você sair com o carro da concessionária ou loja, deve se dirigir ao Detran para fazer o registro.

Porém, existem algumas exceções para casos específicos, como por exemplo: se o veículo não foi comprado no local ou estado onde será emplacado, o dono tem 15 dias para colocar as placas.

Realizando o emplacamento

Para isso, o primeiro passo é o preenchimento de um formulário eletrônico no site do Detran-MG. No link, você vai escolher o tipo de emplacamento que será feito.

Veja também: Quanto custa emplacamento de veículo zero em SC

Entre as opções: veículo com nota fiscal eletrônica; veículo artesanal; veículo de importação própria; veículo adquirido antes de setembro de 2009; veículos do tipo reboque ou semi-reboque; doação de veículo oficial; ciclomotores fabricados antes de 2015; veículo arrematado por leilão ou máquinas pesadas.

Como fazer a regularização?

Em alguns casos, para fazer o emplacamento de carro zero em MG, será preciso passar por vistoria

Para regularizar o veículo é preciso pagar taxa e preencher a ficha de cadastro (Foto: depositphotos)

Depois de escolher o seu tipo de carro, vai prosseguir com o cadastro. Quando estiver completo, você imprime e assina. Ao término, será gerado um Dae (Documento de Arrecadação Estadual) que deve ser pago na rede bancária cadastrada (Banco do Brasil, Itaú, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Bancoob, Mercantil do Brasil e Lotéricas).

Depois de pago, você deve ir ao Detran munido da ficha cadastral assinada, do comprovante de pagamento da Dae, decalque do chassi e apresentar: documento de identidade atualizado e CPF (cópias e originais) e nota fiscal.

Caso o carro seja um táxi ou transporte escolar também é obrigatório apresentar a Carta de autorização do órgão competente mais a vistoria do veículo.

Se as características de fábrica do veículo forem alteradas por qualquer outro motivo, o proprietário apresentará o Certificado de Segurança Veicular (CSV) quanto à alteração e vistoria do veículo.

Veja também: Quanto custa emplacamento de veículo zero em PE

E comprovante de procedência e justificativa dos componentes agregados montados ou adaptados no veículo (Nota Fiscal).

Se você estiver em Belo Horizonte, você deve procurar uma Capital Divisão de Registro de Veículos (DRV), se estiver no interior de Minas Gerais, vá até as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).

Veja mais!