Publicado por Pollyana Batista

Ao comprar um carro novo, você precisa saber que para poder circular com ele livremente é necessário regularizá-lo diante dos órgãos fiscalizadores. Colocar placas é uma das ações obrigatórias que precisa ser feita o quanto antes. Você sabe quanto custa o emplacamento de veículo zero em SC? Fique por dentro de tudo agora.

De acordo com o site do Detran de Santa Catarina, o Código de Trânsito Brasileiro prevê no seu artigo 120 que “todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semirreboque, deve ser registrado perante o órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, no Município de domicílio ou residência de seu proprietário, na forma da lei”.

Somente após esse registro é que o veículo recebe o Certificado de Registro de Veículo (CRV), e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Ambos documentos são fundamentais para que o carro fique regular.

O Certificado de Registro de Veículo (CRV) é extremamente necessário para quando o proprietário do carro queira vendê-lo ou transferi-lo de posse. Porém, o seu porte não é obrigatório. Já o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) deve andar sempre dentro do carro, pois seu porte é obrigatório e todo motorista deve apresentá-lo sempre que solicitado pelas fiscalizações.

Colocar placa é uma das ações obrigatórias que precisam ser feitas assim que se adquire um veículo

Para regularizar um veículo, o emplacamento é essencial (Foto: depositphotos)

Como fazer o emplacamento do carro?

O primeiro passo para realizar o registro inicial do carro ou emplacamento é você procurar um Detran ou Ciretran mais próximo da sua casa no estado de Santa Catarina, com os seguintes documentos: primeira via da nota fiscal emitida pela montadora ou revenda autorizada.

Além disso, você deve levar o decalque do chassi e do motor acompanhados de cópias da carteira de identidade, do CPF e comprovante de residência. Em casos de o veículo pertencer a uma empresa, deve ser levado também o CNPJ da entidade.

Depois que você der entrada no registro no Detran de SC, pois vai pagar as taxas que são geradas no órgão. Esse boleto pode ser pago nas seguintes agências bancárias de Santa Catarina: Santander, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Creditran, Unibanco, Caixa Econômica Federal ou Sicoob/Bancoob.

O site do Detran de SC avisa que os pagamentos das taxas feitos no Creditran e Banco do Brasil são compensados automaticamente, enquanto os outros somente após 48h.

Depois que o valor for compensado, você pode voltar na unidade do Detran para gerar o seu CRV. Com ele em mãos, é possível emitir o IPVA e o Seguro Obrigatório, cujo pagamento é efetuado somente no Banco do Brasil.

Modelo de contrato para locação de carro

Quanto custa o emplacamento em Santa Catarina?

Com o CRV, o condutor do veículo deve providenciar a produção das placas. Elas só podem ser fornecidas por empresas credenciadas pelo Detran de Santa Catarina.

Depois que as placas ficarem prontas, o condutor deve procurar novamente o Detran para realizar o emplacamento e a lacração das placas.

O Certificado de Registro de Veículo (CRV) para o primeiro emplacamento ou registro inicial custa R$ 136,57.

É preferível que o próprio dono do veículo resolva todas essas questões de documentação, mas caso ele não possa, é possível que todos os processos sejam feitos por uma representante legal por meio de uma procuração com poderes específicos e firma reconhecida.

Como tirar segunda via do IPVA

Veja mais!