Modelos prontos de currículo para download

Em um mundo de alta competitividade no mercado de trabalho, é preciso estar preparado, e uma das peças essenciais para estar de fato na disputa por um bom emprego, é a elaboração de um bom currículo. Confira alguns modelos de currículos para montar o seu.

Modelo 1

modelo-curriculo

Faça o download aqui e edite com suas informações profissionais.

Modelo 2

modelo-curriculo-2

Caso opte por este modelo, faça o download aqui e edite com suas informações profissionais.

Com o grande número de profissionais qualificados no mercado, tornou-se essencial mostrar os seus diferenciais neste documento que será o seu primeiro contato com a empresa. Por meio deste, eles decidirão se entrarão em contato ou não com você para dar uma chance de mostrar o seu potencial, por isso deve ser sucinto e ir direto ao ponto, com informações atrativas sobre seu perfil profissional. Algumas informações são essenciais, e outras com toda certeza não devem constar em seu currículo. Confira abaixo algumas dicas para montar seu currículo.

O que incluir ou não no currículo?

  • Em primeiro lugar, mentiras jamais devem constar em seu currículo: nunca coloque algo que você não tem realmente conhecimento ou capacidade, pois isso pode estragar sua oportunidade e ainda acabar com a sua credibilidade. Lembre-se: o chefe de uma empresa pode ser conhecido de outro chefe de outra empresa, transferindo informações sobre seu perfil profissional.
  • Relatar detalhadamente as experiências, ou ainda adicionar todos os projetos dos quais participou, mesmo que não tenham relação com o cargo atual, é totalmente errado. Evite colocar informações que sejam de muito tempo atrás, ou ainda cursos e prêmios que não somam em seu perfil para determinado cargo, pois isso pode fazer com que seu currículo se torne cansativo e pouco atrativo, causando o efeito contrário do que você deseja.
  • O currículo deve ser elaborado de forma sucinta, chegando a, no máximo, duas páginas, de forma a não ficar cansativo demais. Seja objetivo ao descrever seus atrativos profissionais, sem muitos floreios.
  • Revise e reescreva seu currículo quantas vezes forem necessárias, pois um erro de português pode acabar com a sua credibilidade. Não use abreviações, siglas ou símbolos e escreva de forma natural, sendo claro e sincero nas informações passadas. Palavras rebuscadas são desnecessárias: use a comunicação mais simples, fácil de ser entendida.

Tendo isso em mente, reflita sobre todas as suas experiências profissionais, e adicione ao seu currículo todas aquelas que você acha que podem ser úteis e que estão dentro do perfil profissional que a empresa busca. Você não deve mandar um mesmo currículo para todas as empresas, mas personalizá-lo para enaltecer as características verdadeiras que reforçam a razão de você ser o melhor candidato para cada empresa. Imprima sempre em papel branco, formato A4 e nunca faça cópias, nem imprima o currículo frente e verso. Agora elabore o seu currículo e boa sorte.