Publicado por Tailane Paulino

O projeto de pesquisa é uma descrição da estrutura de um empreendimento a ser realizado, um planejamento da pesquisa que será feita.

Nele devem constar os rumos da pesquisa, o que se deseja concluir e ainda qual o método de pesquisa que será usado para se chegar ao resultado pretendido.

Tudo isso pode parecer bem complicado mas seguindo o modelo de projeto de pesquisa que mostraremos aqui, o seu projeto ficará pronto em pouco tempo.

O que é um projeto de pesquisa?

Jovem com livros

O projeto de pesquisa defende e explica o tema que se deseja abordar em um trabalho (Foto: depositphotos)

Um projeto de pesquisa é a apresentação do planejando de uma pesquisa científica que será feita. Dessa forma, é ainda no projeto que serão definidos os rumos da pesquisa, qual o resultado esperado, como será feita a coleta de dados e qual método será utilizado para analisar as informações recolhidas.

O projeto serve para traçar um plano de ação que deverá ser seguido durante a pesquisa. Nele ainda é preciso vir a justificativa para a escolha do tema escolhido e o material que sirva de embasamento científico para o problema que a pesquisa irá resolver.

Outro ponto importante para caracterizar um projeto é o cronograma de atividades e a lista de materiais que serão necessários para cumpri-lo.

Por se tratar de um projeto sobre uma coisa que ainda irá ser feita, ele deve ser escrito no futuro. Além disso é importante apresentar as projeções do que se deseja conseguir.

Para que serve?

Um projeto de pesquisa serve para responder algumas perguntas básicas sobre a pesquisa que será feita.

Essas perguntas são:

  • O que pesquisar: explicando qual o tema ou objeto do estudo.
  • Por que pesquisar: o autor do trabalho precisa justificar os motivos que o fizeram optar pela escolha daquele tema de estudo.
  • Para que pesquisar: deve-se apresentar os objetivos ou os problemas que a pesquisa visa responder.
  • Quando pesquisar e por quem: apresentar um cronograma de pesquisa que será seguido.

Desse modo, o projeto serve para apresentar o trabalho a alguma pessoa que não esteja ciente do tema e também para servir de base para a futura pesquisa.

Modelo de projeto de pesquisa

O projeto de pesquisa deve seguir uma estrutura básica e responder a todas as questões que foram faladas anteriormente. O trabalho geralmente pode conter elementos pré e pós textuais.

Esses elementos são os que vem antes e após o corpo do projeto.

  • Exemplos de elementos pré textuais: capa, folha de rosto e resumo.
  • Exemplo de elementos pós textuais: referências, anexos e apêndices, sendo os dois últimos não obrigatórios.

As regras para a presença ou não desses elementos mudam de acordo com as normas internas. Portanto é importante verificar junto ao local em que você estuda se há ou não a necessidade deles.

Fora esses elementos citados acima, o corpo do projeto precisa seguir a seguinte ordem:

  • Introdução
  • Justificativa
  • Objetivos
  • Fundamentação teórica
  • Metodologia
  • Cronograma
  • Resultados
  • Referências
  • Apêndices e anexos (apenas quando necessário)

Agora vamos explicar o que deve ser feito em cada um desses pontos que foram listados.

Introdução

A introdução é a porta de entrada para o projeto de pesquisa e deve trazer todas as informações essenciais para que qualquer pessoa possa entender do que o trabalho se trata.

Na introdução deve ser apresentada a descrição do tema e um pequeno texto falando sobre o problema para o qual se busca uma solução.

É necessário também explicar sobre o problema dentro da sociedade. Contudo, sempre de maneira impessoal, ou seja, sem envolvimento emocional com o objeto de estudo.

Justificativa

Na justificativa o pesquisador precisa convencer o possível leitor sobre a importância do trabalho que será feito. Nessa parte é importante se colocar no lugar de uma outra pessoa para conseguir tecer os argumentos que consigam convencer uma pessoa de que aquilo deverá ser feito.

Uma dica importante é sempre ligar a sua pesquisa a outras fontes, descobertas e bibliografias. Isso serve para agregar valor à justificativa e relevância do trabalho para a sociedade.

Objetivos

Na parte dos objetivos são descritos os problemas a respeito do tema de pesquisa. Eles devem ser claros e concisos e sempre começarem com o verbo no infinitivo. Dessa forma, eles devem descrever uma ação, mas serem neutros e não indicar nenhuma característica de tempo ou espaço.

Só para exemplificar, palavras como: conhecer, descobrir, descrever e analisar, estão no infinitivo e podem ser usadas para iniciar a descrição dos objetivos.

Os objetivos são divididos entre geral e específicos. No objetivo geral é relatado o que o pesquisador quer resolver, é o ponto principal do projeto.

Nos específicos são descritas como se chegará até o objetivo geral. Assim eles podem ser:

  • Exploratórios: buscam o conhecimento geral sobre o objeto de estudo.
  • Descritivo: descrevem todas as características e informações sobre o tema que foram coletadas na exploração.
  • Explicativos: explicam o porquê do que foi pesquisado, acontecer.

Fundamentação teórica

A fundamentação teórica é um resumo ou apresentação do que já foi estudado sobre o tema escolhido. Nesse ponto é importante citar autores que sirvam para complementar os resultados pretendidos com a pesquisa.

Um ponto importante é sempre apresentar os autores e materiais que foram consultados. As citações devem vir de maneira clara e com as referências às fontes originais, como o nome do autor, obra e, em alguns casos, a página.

Tudo isso deve seguir as regras vigentes da ABNT. Caso o pesquisador não coloque todas as referências das citações que foram usadas, o trabalho se torna um plágio.

Metodologia

A metodologia é o tipo de pesquisa que será usada no trabalho científico. Nessa parte do trabalho é necessário descrever com detalhes qual o tipo de pesquisa e análise que será feita no projeto.

Existem cinco tipos de metodologia diferentes, que são escolhidas de acordo com o objeto de estudo e objetivo pretendido.

Os tipos de pesquisa são:

  • Pesquisa bibliográfica: esse tipo de pesquisa se baseia em materiais que já foram publicados com estudos sobre o tema. Essa pesquisa pode ser a base de todo o trabalho ou como parte complementar de outra pesquisa.
  • Descritiva: nesse tipo o pesquisador deve descrever os dados que foram coletados por ele sobre o tema escolhido.
  • Documental: onde as fontes são documentos e o objetivo é comparar costumes e comportamentos de outras épocas.
  • Experimental: o pesquisador conduz experimentos que servirão como dados para confirmar a tese.
  • Exploratória: nesse tipo de pesquisa o objetivo é a definição de objetivos e a busca por mais informações sobre o tema de estudo. Nesse caso não há nenhuma hipótese, ou seja, resposta que se deseja encontrar.

Cronograma

No cronograma deve-se apresentar quais são as etapas do trabalho e quando serão feitas. Elas geralmente aparecem em forma de tabela, onde estão divididos o tempo e cada ponto que precisará ser feito.

Veja um exemplo de como o cronograma deve ser apresentado.

ATIVIDADE/MÊSAGOSTOSETEMBROOUTUBRONOVEMBRO
Elaboração do projetoX
Revisão teóricaX
Preparação para a coleta de dadosX
Coleta de dadosX
Discussão de resultadosX
Produção final do textoX
Revisão do trabalhoX
Entrega finalX

Resultados

Nesta parte é descrito o que se espera atingir ao final do trabalho. Em um projeto de pesquisa tudo deve ser uma suposição de algo que se espera acontecer. Os resultados concretos só serão apresentados na pesquisa científica.

Referências

Na referência é preciso apresentar todo o material que foi usado como fonte de pesquisa. A fonte deve conter o nome da pesquisa consultada, dos autores, onde ela pode ser encontrada e a data de publicação.

As regras que dizem como isso deve ser feito podem sofrer mudanças todos os anos. Por isso é importante consultar o site da ABNT antes de iniciar qualquer trabalho científico.

Apêndices e anexos

Os apêndices e anexos são considerados elementos pós textuais opcionais. A apresentação deles depende da relevância que eles irão ter para a explicação da pesquisa.

Esses elementos não são feitos pelo pesquisador, sendo então apenas material de pesquisa. Eles podem ser desde fotos e documentos originais até plantas de edifícios.

Importância de consultar as regras da ABNT

Estando com o modelo de projeto de pesquisa em mãos é importante sempre verificar as regras da ABNT do ano vigente e também da instituição de ensino.

Isso acontece porque as regras para trabalhos científicos podem mudar todos os anos e é obrigatório o uso delas.

No site da associação é possível encontrar um documento com todas as normas técnicas que estão válidas naquele ano.

As instituições de ensino também costumam ter suas próprias normas, por isso é bom sempre estar atento.

Veja mais!