Alistamento militar: como tirar o certificado de reservista

O Certificado de Reservista compreende o documento capaz de comprovar a inserção do cidadão brasileiro do sexo masculino na Reserva de uma das forças militares nacionais, que pode ser o Exército, a Marinha ou mesmo a Aeronáutica.

Como tirar a carteira de Reservista?

Sobre regime de lei nacional, os jovens do sexo masculino devem participar do alistamento militar sempre no primeiro semestre do ano em que atingem a conhecida maior idade, os 18 anos. Este serviço deve ser requerido na Junta de Serviço Militar mais próxima ao endereço do cidadão requerente.

Feito isso, o próximo passo é a apresentação e, depois, caso não seja dispensado, a prestação do Serviço Militar. Apenas ao final do processo o mesmo recebe o Certificado de Reservista.

Imagem de certificado reservista

Foto: Assessoria de imprensa/ Prefeitura de São Bento do Sul (SC)

Apresentação periódica a cada 5 anos

Depois de concluída a prestação ao Serviço Militar, o cidadão deve ainda se apresentar na Junta Militar pelos próximos cinco anos subsequentes. Cada novo comparecimento gera um carimbo na carteira de Reservista, comprovando assim que o jovem em questão encontra-se em dias com o Serviço Militar.

Prazos

É possível iniciar o processo de emissão do Certificado de Reservista indo na Junta de Serviço Militar mais próxima até o dia 30 de junho, estando de posse do registro de nascimento (ou algum documento oficial com foto) e duas fotos 3×4.

Quem não se apresenta: o que acontece?

Cidadãos que não estão em dias com o Serviço Militar ficam impedidos de exercer inúmeras atividades e processos, tais como emissão de passaporte ou prorrogação deste, ingressar como servidor em repartições públicas, firmar contratos com entidades dos governos federal, estadual ou municipal entre outros casos.

Quem não tiver se apresentado ou mesmo estiver com atraso nos carimbos do Certificado de Reservista deve, o mais rápido possível, comparecer na Junta de Serviço Militar.


Escrito por: André Luiz Melo

Categorias: Dicas