Modelo de proposta salarial

A proposta salarial é realizada sempre antes da primeira entrevista. Geralmente quando a vaga é apresentada para alguém já é apresentada a proposta salarial, junto de algumas perguntas que questionam o quanto a pessoa gostaria de ganhar, o quanto ela ganhava em seu último emprego, e assim é feito o acordo salarial.

Modelo de proposta salarial

Foto: Reprodução

Modelo de proposta salarial

Nome da pessoa:

Endereço, Cidade, Estado, CEP:

N° do Telefone:                                 Email:

Data:

 

Nome do destinatário:

Cargo:

Endereço:

Cidade, Estado, CEP:

 

Prezado (Nome do destinatário):

Sou um (a) (CARGO) com mais de (número de anos de experiência) anos de experiência e sou a pessoal ideal para ocupar o cargo oferecido em (local do anúncio).

REQUISITOS DO EMPREGO                          MINHA EXPERIÊNCIA

  • Requisitos do emprego
  • Requisitos do emprego
  • Requisitos do emprego
  • Requisitos do emprego
  • Requisitos do emprego

Conforme sua solicitação incluo minha pretensão salarial nesta resposta. Ela vai de R$ (menor pretensão salarial) a R$(maior pretensão salaria) e está condicionada a uma série de fatores, como as responsabilidades da posição e os benefícios oferecidos.

Agradeceria a oportunidade de discutir melhor minhas habilidades e o cargo oferecido. Caso tenha perguntas ou queira agendar uma entrevista, por favor, entre em contato pelo telefone (úmero de telefone) ou pelo email (email). Envio meu currículo em anexo para sua apreciação. Aguardo seu contato.

Cordialmente,

 

…………………………………………….

(ANEXO)

*Copie o modelo de seu navegador até um documento de texto, preencha com seus dados e basta imprimir!

Muitos candidatos a alguma vaga não se sentem a vontade de conversar sobre o valor de seu salário, ou até de seu futuro salário. O importante é nunca mentir sobre o valor do salário em uma entrevista, a pessoa deve falar exatamente o que for perguntado a ela. Um bom entrevistador sabe quando o entrevistado está mentindo sobre sua pretensão salarial, ou quanto recebia anteriormente.

A discussão sobre o salário em uma entrevista

A discussão salarial é o momento mais delicado e desconfortável durante uma entrevista. É preciso lembrar que tanto o entrevistador como o entrevistado estão ali cumprindo seus devidos papeis, é um procedimento habitual e normal, não é nada pessoal.

É bom que durante esse momento o entrevistado questione sobre todas as ofertas que serão apresentadas a ele. É um ponto a mais, pois suas perguntas podem ser valorizadas. A negociação de seu salário tem uma posição muito importante no seu desenvolvimento nesse novo emprego.

Como se comportar diante do momento de acordo salarial?

Quando esse momento chegar é importante que o entrevistado esteja ciente de suas necessidades, para poder entrar em um acordo com um salário razoável com benefícios adicionais. É interessante que sempre a pessoa tenha suas justificativas na ponta da língua para quando for questionado.

Muitos dos entrevistadores procuram escapar da proposta feita pelo entrevistado com reações hostis, desse modo o entrevistado deve estar ciente do que irá apresentar a empresa. O objetivo é atingir um acordo que satisfaça as duas partes.

A negociação deve ser feita no final da entrevista, ao decorrer dela você poderá conquistar o empregador. E se é a empresa quem apresenta a oferta me primeiro lugar o entrevistado deve analisar a sua própria proposta e comparar com o que lhe foi oferecido, colocando numa balança para ter certeza o que melhor lhe cabe.

Se durante a entrevista surgir algum impasse é bom mostrar soluções, assim os candidatos junto com a empresa podem encontrar um acordo junto.

A negociação deve também atingir suas necessidades, não só a salarial, é sempre bom pensar nas férias em que o empregado poderá tirar; pensar também em horários flexíveis e outros tipos de compensação.

Se o entrevistado tiver um critério como objetivo, como por exemplo, pagamento por experiência, competência ou o tempo que trabalha na área, é sempre um ponto positivo.