Publicado por Pollyana Batista

Muita gente pensa que conduzir um negócio é fácil, mas se engana completamente. Só quem está à frente de um negócio sabe o quanto é difícil conseguir ter bons lucros, pagar todos os impostos, gerenciar funcionários e ainda se manter firme no mercado.

Outra situação bem comum é que muitos administradores mantém o negócio sem ao menos saber se ele está bem ou não. Isso acontece, pois nem todo dinheiro que entra é sinal de lucro, ao contrário, é preciso saber que somente a longo prazo é possível identificar se ele está sendo bem conduzido ou não.

Saiba quando seu negócio não vai bem

Importante! Saiba como identificar quando o seu negócio não vai bem

Foto: depositphotos

Quando você não tem controle das receitas e despesas

A primeira coisa para identificar a saúde do seu empreendimento é manter um controle absoluto sobre toda a contabilidade da empresa. Para isso, é preciso manter atualizada todas as receitas e despesas.

Se você não sabe exatamente o que produz, o que vende e o que lucra é um grande sinal de que o seu negócio não vai bem. Todo empreendimento de sucesso tem na ponta do lápis as receitas e despesas. Portanto, se você ainda não tem isso sob controle está na hora de começar a fazer.

Quando você mistura dinheiro da empresa com o pessoal

Outra regra que vale para todo empreendedor é: não misture suas contas pessoais com as da empresa. Isso é uma dica de ouro. Se você pega dinheiro da empresa para quitar débitos pessoais ou vice-versa está a um passo de falir o seu negócio. O ideal é que você tenha um pró-labore do qual você tire o seu salário mensal e com ele pague seus débitos pessoais.

Quando seus colaboradores não cumprem o seu papel

Se você tem funcionários não qualificados para as funções ou que deixam a desejar no cumprimento das suas tarefas, você está no caminho errado. É fundamental investir em bons profissionais para que o resultado seja positivo. Esqueça os colaboradores que não cumprem horários, não respeitam seus superiores e não vestem a camisa da empresa.

Quando não existe capital de giro

Por mais que você ache que no momento, seu negócio não precisa de capital de giro, vai chegar um momento que esse dinheiro vai lhe fazer falta. Não dá para pegar todo o seu lucro e reinvestir no negócio. O melhor a ser feito é ter um dinheiro reservado para cobrir imprevistos e manter o seu estoque sempre atualizado.

Quando você gasta todo o seu lucro

Por mais que seu negócio esteja lhe dando um bom lucro, não gaste-o todo. Aprenda a poupar para os momentos mais apertados e jamais pense que esse bom momento vai perdurar para sempre. Até as melhores empresas passam por momentos de instabilidade. Para eles, reserve um bom capital de giro e tenha lucro guardado para pagar os imprevistos.

Veja mais!