Publicado por Pollyana Batista

O universo automotivo é cheio de regras e documentos importantes para que, tanto o motorista como o carro, possam circular livremente pelas ruas e rodovias. IPVA, CNH, DPVAT, CRLV são só algumas delas. Você sabe o que é Renavam? Essa é mais uma sigla desse setor.

O Renavam é o Registro Nacional de Veículos Automotores. Ele não é um documento, mas sim um registro feito em cada Departamento Estadual de Trânsito. Ele funciona como se fosse um documento de identificação do automóvel. Para localizar essas informações é necessário saber uma sequência numérica.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) define assim o Renavam: “o veículo será inscrito no Cadastro Estadual de Veículos, por um código numérico, composto de (9) nove dígitos e obedecerá a faixa numérica estabelecida pelo DENATRAN, para cada Unidade da Federação”.

O que é o Renavam e para quê serve?

O Renavam não é um documento, mas sim um registro feito em cada departamento de trânsito

Esse código serve para ter informações sobre histórico do carro (Foto: depositphotos)

O órgão define também que esse código “será de caráter permanente, devendo ser mantido nos casos de transferência de propriedade ou de mudança de domicílio do proprietário”.

Se você não sabe qual é o seu código Renavam é só olhar no documento dele uma sequência de nove dígitos (para os carros mais antigos) e 11 para os mais novos.

Quando esse código é incluído no sistema do Renavam, a pessoa tem acesso a todas as informações sobre o veículo, como modelo, cor, chassi, ano, informações, pagamento ou débito do IPVA, multas, seguro entre outros detalhes. Ou seja, é uma forma de ter acesso a todo histórico do veículo.

Veja também: Como tirar segunda via do IPVA

Renavam é diferente de NIV

É importante não confundir o código Renavam com o NIV (popularmente chamada de chassi). Pois, esse último é somente o Número de Identificação do Veículo que oferece suporte ao motor e carroceria. Ele é vinculado à estrutura do veículo e não ao registro junto aos órgãos competentes.

Histórico do veículo

O Renavam é fundamental para quem vai comprar uma carro semi-novo, por exemplo, pois é por meio do seu código que a pessoa interessada em comprar vai fazer uma consulta sobre as condições do carro.

Dentro do sistema do Renavam você vai conseguir ter acesso a todas as informações do veículo, sobretudo em relação às multas e sinistros (como acidentes, roubos, furtos etc).

Portanto, antes de fechar um negócio, não se esqueça de consultar o Renavam no carro para não ter surpresas depois.

Veja também: Seguro para carro ou moto usados vale a pena?

Em função disso, o Departamento Nacional de Trânsito estipula que qualquer pessoa pode consultar no sistema a situação de um veículo, conforme afirma o artigo 1º da Portaria Nº 65/2002: “fica disponibilizada a consulta pública aos Sistemas de Registro Nacional de Veículos Automotores – Renavam, e de Registro Nacional de Carteiras de Habilitação – Renach, que poderá ser realizada por meio da Internet no endereço http:www.denatran.gov.br”.

Informações disponíveis a partir do Renavam

Com o código do Renavam você terá acesso às seguintes informações: chassi; placa; marca/modelo; ano de fabricação; Unidade da Federação – UF; município; tipo de veículo; cor; combustível; ano modelo; IPVA; seguro; multas; registro de roubo ou furto.

E vale lembrar que o código do Renavam será sempre o mesmo, ou seja, mesmo que o veículo mudar de dono, o número não muda nunca. Ele realmente vai funcionar como um código de identificação do carro enquanto ele existir.

Veja mais!