Publicado por Pollyana Batista

Existem algumas vantagens em contratar pessoas recém-formadas. Embora, a falta de experiência seja um fator diferencial, alguns outros benefícios podem balancear essa escolha.

E você sabe o que é melhor? Veja os principais mitos e verdades relacionados a essa dúvida dos contratantes.

5 mitos e verdades sobre a contratação de recém-formados

Uma das razões para contratar um recém formado é a ausência de vícios de trabalhos anteriores

A familiaridade com novas tecnologias é um ponto de destaque dos recém-formados (Foto: depositphotos)

1- Quem tem mais experiência é mais rápido.

Mito. Nem sempre a pessoa mais experiente é mais rápida. É certo que, à medida que ganhamos experiência nos empregos, adquirimos conhecimentos e habilidades que podem contribuir com o nosso local de trabalho.

Porém, acontece que algumas vezes essa experiência pode ser um fardo, principalmente para profissionais que carregam vícios de trabalhos anteriores. Ou seja, o trabalho pode até ficar mais lento com pessoas que já trabalharam em outros lugares, pode conta do conflito de posturas.

Enquanto isso, ao contratar uma pessoa mais jovem e recém-formada, você não precisa perder tempo com os costumes errados herdados de empresas anteriores. Pois ela é como um papel em branco, pronta para ser escrita uma nova história.

Veja também: Modelo de contrato de trabalho

2- A pessoas com mais experiência sabem mais.

Mito. Nem sempre. Um problema comum que acontece nas empresas é que os veteranos não são aliados da tecnologia.

Segundo artigo da Indeed, uma ferramenta de buscas de emprego, “mais de 98% da geração com idade entre 18 e 24 anos possui um smartphone, o que transforma a habilidade deles de navegar pelas funcionalidades uma segunda natureza (e altamente valiosa para seus empregadores).

Além disso, muitos deles receberam uma educação que os expôs aos mais recentes softwares, hardwares e aplicativos”.

3- Recém-formados são ambiciosos e entusiasmados.

Verdade. Aqueles que acabaram de se formar estão ansiosos para iniciar a sua carreira profissional. A Indeed diz que eles podem ser muito competitivos e ter um senso de gratidão que vão reforçar a sua postura no novo ambiente de trabalho.

“Isso pode se revelar em um forte compromisso com o emprego desde o início, sem mencionar o entusiasmo para aprender e desempenhar bem as funções e deixar a chefia orgulhosa”.

Veja também: O que não colocar no currículo

4- Jovens tendem a fazer carreira na sua empresa.

Verdade. As empresas podem focar na identificação do potencial do candidato e no seu compromisso com o desempenho, o desenvolvimento e o avanço de transformar tudo isso em oportunidades para longas carreiras.

Os mais jovens podem ser recrutados levando em consideração o seu crescimento.

5- Os mais experientes possuem mais diversidade

Mito. A Indeed mostra que entre os jovens o número de diversidade é maior. Isso torna a empresa mais inovadora e competitiva.

“Com as turmas de graduados se tornando cada vez mais diversificadas, as organizações possuem a excelente oportunidade de recrutar talentos de todos os estilos de vida”.

Veja também: O que é necessário para ter estagiários em sua empresa?

Veja mais!