Com quantos anos é que eu posso me aposentar?

A Previdência Social é um tipo de seguro que garante a aposentadoria ao contribuinte quando ele parar de trabalhar, além de outros benefícios, como em casos de doença, invalidez e morte.

Para ter direito ao benefício, o trabalhador deve pagar uma contribuição mensal durante um determinado tempo ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Em tempos de constantes reviravoltas nas regras para a aposentadoria, o tema causa muitas dúvidas. Afinal, com quantos anos eu poderei me aposentar? Saiba mais neste artigo.

As regras da aposentadoria por idade

Com quantos anos é que eu posso me aposentar?

Foto: depositphotos

Quem pretende receber aposentadoria pelo INSS deve atender a dois requisitos: pagar no mínimo 180 contribuições e atingir a idade exigida pelo INSS. Segundo dados da Previdência Social, a aposentadoria por idade é a que mais tem entradas de pedidos no país.

O cálculo de quanto ganha um aposentado por idade é específico, sendo 70% da aposentadoria integral, mais 1% para cada ano de contribuição.

Os trabalhadores que moram na zona urbana e também os da zona rural podem se beneficiar da aposentadoria por idade, mas as idades para começar a receber o benefício variam.

Aposentadoria por Idade Urbana

Para se aposentar por idade, no caso de residir em cidades, é preciso ter no mínimo 180 contribuições (15 anos) para o INSS. As mulheres devem ter pelo menos 60 anos e os homens devem ter no mínimo 65 anos.

Você apenas pode solicitar a aposentadoria por idade urbana ao completar as exigências descritas acima. Por exemplo, se você é mulher, está com 59 anos e contribuiu por 180 meses, será necessário que complete 60 anos para pedir a aposentadoria.

Neste caso, o valor da aposentadoria será de acordo com o valor da contribuição, podendo ser bem maior do que um salário mínimo.

Aposentadoria por Idade Rural

Neste caso, todos os contribuintes (empregado, individual e facultativo) devem residir em área rural. Os trabalhadores rurais não precisam comprovar contribuição na Previdência Social, mas é exigida a comprovação de que trabalhou por no mínimo 180 meses na zona rural, com atividades agrícolas ou ligadas a elas.

As mulheres devem ter pelo menos 55 anos e os homens devem ter no mínimo 60 anos.

Você apenas pode solicitar a aposentadoria por idade rural ao completar as suas exigências descritas acima. Por exemplo, se você é homem, está com 59 anos e contribuiu por 180 meses, será necessário que complete 60 anos para pedir a aposentadoria por idade.

No caso dos trabalhadores rurais, o valor da aposentadoria se limita a um salário mínimo.


Escrito por: Débora Silva

Categorias: Diversos