Publicado por Pollyana Batista

No Brasil nasceu uma modalidade de seguro muito diferente que os demais. É o seguro para celular. Infelizmente, isso só foi criado graças a uma estatística péssima: aos números exorbitantes de roubos de aparelhos telefônicos.

Estima-se que 60 aparelhos são subtraídos por hora em todo o país. Se você tem um celular caro é importante se precaver contra perdas inesperadas. Portanto, saiba agora como fazer e acionar o seguro de celular.

Mas, o seguro de celular não é exclusivo para roubos, mas também para quedas e danos que possam atingir o seu aparelho. Tudo vai depender do tipo de apólice que você assinar. Veja as opções de coberturas:

Coberturas de seguro para celular

Quando se aciona o seguro é preciso 25% do quanto vale o seu aparelho

Existe cobertura para quebra, roubo e furto (Foto: depositphotos)

Quebra acidental

A empresa ‘Bem Mais Seguro’ disponibiliza esse tipo de cobertura, ela promete: “se seu celular cair e parar de funcionar, fique calmo, vamos providenciar o conserto! A quebra acidental é todo defeito que impede o funcionamento normal do aparelho, causado não intencionalmente por queda, torção, descarga elétrica ou sobrepeso”.

Roubo ou Furto qualificado mediante arrombamento

Esse tipo de proteção é válido quando você for vítima de roubo ou furto qualificado mediante arrombamento. A promessa é que você receberá um novo celular igual ou similar.

Queda de líquido

Nesse caso, o seu celular vai passar por uma avaliação. Se a quantidade de água danificar totalmente o aparelho, você receberá um novo aparelho. Mas, caso tenha conserto, você terá o seu celular restaurado em pouco tempo.

Veja também: Vale a pena pagar um seguro para celular?

Como acionar o seguro?

Para acionar o seguro de celular é bem simples. Você vai entrar em contato com o telefone da empresa que você fez o contrato ou ainda entrar no site e observar se tem a opção de e-mail ou chat ao vivo.

Serão solicitados documentos que comprovem o ocorrido e você terá que enviar via e-mail. Se o aparelho foi roubado, é importante ter em mãos o Boletim de Ocorrência para atestar o ocorrido. Em resumo você vai precisar apresentar: documentos pessoais, comprovante de endereço e boletim de ocorrência.

Antes de qualquer sinistro acontecer, no ato da assinatura da apólice você precisa enviar para a seguradora o IMEI (um código identificador único do seu aparelho celular) e Nota Fiscal ou Recibo de compra no exterior. Não vale enviar somente depois que aconteceu o sinistro, pois nesse caso, o seguro é negado.

Já a nota fiscal deve conter: nome do dono do aparelho, data de compra, modelo e preço. Essa nota deve ser scanneada ou fotografada e passada para a seguradora.

Veja também: Como fazer um B.O. sobre celular roubado

Quanto custa um seguro?

Para saber o valor exato do seguro para celular é só fazer uma cotação em alguns sites especializados mas, em geral, é cobrado de 15 a 20% do valor do aparelho novo. Porém, o seguro também cobre aparelhos usados até 12 meses da data da compra, conforme comprovado por nota fiscal.

Preciso pagar algo mais?

Sim. Você precisa pagar uma franquia sempre que acionar o seguro. Esse valor corresponde a 25% do quanto vale o seu aparelho. Esse preço já vem estipulado no seu documento do seguro. É só conferir.

Veja mais!