Como tirar a segunda via da certidão de batismo?

O batismo é um rito de passagem, compreendido como o sacramento que abre as portas da vida cristã a quem é batizado, integrando-o à comunidade católica.

A certidão de batismo é fornecida após a realização da cerimônia e é requisito para fazer o casamento em uma Igreja Católica.

Além do registro particular, também existem outras razões pelas quais você pode vir a precisar de uma certidão de batismo.

E no caso da perda do documento, o que fazer? Neste artigo, saiba como tirar a segunda via do batistério, sabendo ou não onde você recebeu o sacramento.

Como tirar a segunda via da certidão de batismo?

Foto: depositphotos

Passo a passo para tirar a segunda via do batistério

Para casar na Igreja Católica é necessário que os noivos tenham sido batizados na igreja. Se você perdeu ou nunca teve conhecimento da sua certidão de batismo, veja a seguir o passo a passo para conseguir a segunda via deste documento tão importante para os católicos.

Se você sabe onde foi batizado

1) Primeiramente, você deve descobrir o nome da igreja onde o batizado ocorreu. Pergunte aos seus pais ou outros familiares que estavam presentes na ocasião;

2) Entre em contato com a igreja onde a cerimônia ocorreu e peça para falar com a secretária paroquial;

3) Forneça o seu nome completo, data de nascimento e filiação à secretária. Todas as informações serão úteis e ajudará a secretária a encontrar o seu registro de batismo.

Se você não sabe onde foi batizado

1) Pergunte a todos os seus familiares se eles lembram onde você foi batizado e qual o nome dos seus padrinhos. Lembre-se de reunir todas as informações possíveis, incluindo o local em que os seus pais se casaram, o nome da igreja, a localidade em que você nasceu e onde você morou quando era pequeno;

2) Se você souber o nome dos seus padrinhos, entre em contato com eles. É bastante provável que eles saibam onde o batistério foi celebrado;

3) Contate a igreja onde seus pais se casaram, pois talvez você tenha sido batizado no mesmo local;

4) Entre em contato com as igrejas na região onde você nasceu ou passou a infância para verificar se alguma delas possui o seu registro de batismo;

5) Caso você seja filho(a) de militar, contate o ramo militar para o qual foi prestado o serviço militar. Neste caso, há a possibilidade de você ter sido batizado por um capelão.

Ao encontrar a igreja, basta solicitar a segunda via. Isto pode ser feito por telefone, porém é necessário retirar o batistério na igreja onde ocorreu o batismo.


Escrito por: Débora Silva

Categorias: Diversos